quarta-feira, 9 de março de 2011

Diamante no S&P 500

Depois de uma pausa carnavalesca, impõe-se uma breve análise técnica aos mercados e, para isso, nada melhor do que o índice mais representativo do mundo, o S&P 500 (SPX).

Nas últimas 3 semanas, o SPX tem vindo a formar um diamante (e não uma flag ou uma pennant como avançado anteriormente). O volume tem vindo a descer como é regra neste padrão e a quebra pode ser para qualquer lado. No entanto, penso que será no sentido descendente, em jeito de continuação do movimento de correcção iniciado no dia 22 de Fevereiro. A quebra em baixa acontecerá ligeiramente abaixo dos 1300$ e a quebra em alta acima dos 1335$ (lembram-se dos 1333$?):


Como nos aproximamos dos limites do diamante, tudo indica que essa quebra irá coincidir com a reunião, na próxima sexta-feira, dia 11 de Março, que irá muito provavelmente decidir como (e não se) será o salvamento de Portugal.

Dax Speculator

--
Enviada a partir do meu dispositivo móvel

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto com a perspectiva do diamante. A minha única duvida quanto à sua total fiabilidade é a sua duração, pois tecnicamente são figuras que se formam durante um periodo de tempo mais prolongado (no minimo 3 meses.
    )

    ResponderEliminar
  2. Boas J. Alves,

    Bulkowski não fala na duração da formação do diamante. Por outro lado, encontrei estas considerações que me parece relevantes:

    "Consider the duration of the pattern and its relationship to your trading time horizons. The duration of the pattern is considered to be an indicator of the duration of the influence of this pattern. The longer the pattern the longer it will take for the price to move to its target. The shorter the pattern the sooner the price move. If you are considering a short-term trading opportunity, look for a pattern with a short duration. If you are considering a longer-term trading opportunity, look for a pattern with a longer duration."

    Dax Speculator

    ResponderEliminar
  3. Ou seja,

    Neste caso como o diamante se formou em pouco tempo, atingirá o seu objectivo rapidamente....

    ResponderEliminar