terça-feira, 29 de março de 2011

Caro Portugal, daqui fala a Irlanda...

Eis uma carta bem original do "Sunday Independent" para Portugal:

"Caro Portugal, daqui fala a Irlanda. Eu sei que nós não conhecemos muito bem, embora eu ouça dizer que alguns dos nossos construtores estão lá em baixo convosco a lutar contra a recessão.

Eles poderão lá estar por algum tempo. Enfim, eu não me quero intrometer mas andei a ler sobre vocês nos jornais e parece-me ser capaz de poder vos oferecer um pouco de aconselhamento sobre onde vocês estão e o que está para vir. Qual é a diferença entre Portugal e a Irlanda? Cinco cartas e seis meses.

Enfim, percebo que vocês estão agora sob pressão para aceitar um resgate mas os políticos dizem estar determinados a não aceitá-lo. Será, dizem, só por cima dos seus cadáveres. Na minha experiência, isso significa que vocês irão receber ajuda em breve, provavelmente num domingo. Primeiro deixe-me dar-vos uma dica sobre as nuances do idioma Inglês. Dado que o Inglês é a vossa 2ª língua, vocês poderão pensar que as palavras "resgate" e "ajuda" significam que receberão ajuda dos nossos irmãos europeus para saírem das vossas actuais dificuldades. O Inglês é a nossa 1ª língua e era isso que nós pensávamos que as palavras resgate e ajuda significavam. No entanto permitam-me avisar-vos que esta ajuda, que será inevitavelmente forçada, não só não irá resolver os vossos problemas, como ainda irá realmente transferi-los para as gerações vindouras.

Para isso, eles esperaram gratidão da vossa parte. Se vocês quiserem procurar o Português correcto para a palavra "bailout", eu sugeriria que procure no seu dicionário Inglês-Português por palavras como: "money lending", "usury", "subprime mortgage", "rip-off". Assim terão uma tradução mais exacta do que vos vai acontecer.

Vejo também que vão mudar de governo nos próximos 2 meses. Vocês vão me perdoar mas, sobre isso, permitam-me um pequeno sorriso. De qualquer forma, apreciem o cheiro de tinta fresca por um tempo.

Nós também tivemos um novo Governo e foi divertido durante algumas semanas. O novo governo virá em plena mas pequena euforia por parte do povo. O novo governo terá feito todos os tipos de promessas durante a campanha eleitoral sobre, entre outras coisas, forçar os detentores de obrigações a assumir algumas perdas. Entretanto, a UE sorrirá e continuará a fazer de conta que se importa...

Quando o governo tomará posse, irá para a Europa e tentará algumas jogadas. Vocês poderão até ganhar alguns jogos desportivos contra alguns dos vossos adversários, sejam lá quem forem, e poderão até atrair algumas visitas de dignitários estrangeiros, tais como o Papa. Sentir-se-há um verdadeiro bem-estar no ar enquanto todos se refugiam durante algum tempo em ilusões.

Aproveitem tudo isso enquanto podem Portugal. Porque a realidade estará à espera e irá invadir-vos novamente quando todo o divertimento acabar. O lado positivo disso tudo é que o preço de um jogo de golfe tornou-se muito competitivo aqui. Esperemos que o mesmo acontece aí e estamos ansiosos para ir visitar-vos.

Com amor, Irlanda.

Sunday Independent"

Quem quiser ler a versão original, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário