quinta-feira, 9 de julho de 2009

1,2 MILHOES DE EUROS

Uma "gestora" de patrimónios Canadiana, a Salida Capital, vai fazer jus ao seu nome (Saída de Capital) e doar 1,2 milhões de Euros para almoçar com Warren Buffett.

Almoçar com Warren Buffett, de facto, não tem preço e, para além disso é para uma organização não lucrativa - a Glide Foundation - que oferece alojamento, formação profissional, cuidados de saúde e de infância à população pobre de São Francisco.

Mas o que me levou mesmo a comentar este donativo é o facto do dinheiro em causa não ser provavelmente da Salida Capital mas sim dos seus "investidores". É muito mais fácil doar dinheiro alheio, não acham?

É caso para perguntar quem sabe menos de investimentos, se os "investidores" ou se os "gestores" da dita cuja e se a estratégia deles não será também a tão famosa "estratégia" de retorno absoluto (ver "BANCO PRIVADO PORTUGUES")...?

Cumprimentos,

Dax Speculator

3 comentários:

  1. O que a maioria das pessoas não sabe, claramente é que os fundos de investimento são feitos não para dar lucro a quem, normalmente na ignorância, investe o seu capital, mas sim a quem os forma, através (essencialmente) das comissões cobradas.

    Fiquei TOTALMENTE parvo e de cara à banda quando soube de um fundo de investimento que, quando faz operações no mercado, faz sempre aos pares, ou seja, coloca 500 contratos longos e SIMULTANEAMENTE 500 contratos curtos, no mesmo instrumento.

    Logo, o resultado da operação será nulo, correcto?

    Com o "pequeno" detalhe de serem cobradas comissões quer para a operação longa, quer para a operação curta...

    Assim, também eu ganho muito dinheiro em pouco tempo, com o dinheiro dos outros!

    E a maioria não faz a mais pequena ideia de como tudo isto funciona.
    Quanto mais me informo e estudo sobre o assunto eu vejo que os mercados financeiros tem realmente boas prespectivas de rendimento mas o risco de deixar o que fazer nas mão de terceiros, que só pensam em si, não compensa.
    Para isso, aprendo eu o que tenho que fazer e, ao menos, nesse momento, o risco que corro é apenas o risco de eu não operar correctamente!... :-)

    António José Gomes

    ResponderEliminar
  2. Caro António José,

    De facto, a grande maioria dos fundos comporta-se dessa maneira mas acredito que ainda hajam algumas excepções à regra.

    Para quem quiser realmente (por falta de tempo/disponibilidade) investir em fundos, é uma questão de procurar informar-se correctamente e não se deixar convencer por pessoas com conflitos de interesses.

    Cumprimentos,

    Dax Speculator

    ResponderEliminar
  3. Mas o melhor mesmo é cada um fazer por si. Deve-se começar sempre pela Análise Fundamental pois antes de querermos saber QUANDO comprar/vender deve-se saber O QUE comprar/vender.

    Escrevi um bom post sobre esse tema da Análise Fundamental no auge da crise, no ano passado. O post está destacado do lado direito do blog com o título "ONDE COMEÇAR" pelo qual pode ser acedido ou então directamente em http://daxspeculator.blogspot.com/2008/11/onde-comear.html

    Cumpts.

    Dax Speculator

    ResponderEliminar