quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BANCO PRIVADO PORTUGUÊS

Então não era este banco que dizia que eram um dos bancos mais capitalizados do mundo? Pela própria publicidade do banco, na revista Única (do Expresso), que tive oportunidade de ler algumas vezes:

"Somos um dos bancos mais capitalizados do mundo no seu segmento com capitais próprios de 200 milhões de euros."

E o que aconteceu à estratégia deles, denominada de Estratégia de Retorno Absoluto? Eis a definição do BPP:

"A Estratégia de Retorno Absoluto garante valorizações reais e potenciais muito competitivas, bem como a conservação do capital investido."

Meus caros, deixem-me clarificar isto:

Nos mercados accionistas nunca houve, não há nem irá algum dia haver, em caso algum, garantias de capitais investidos. Isto porque as empresas cotadas correm vários e diversos riscos todos os dias da sua actividade e, por isso, os seus investidores também. Há riscos políticos, económicos, de mercado, de gestão, de câmbio, de cobrança, etc... É o assumir desses riscos que proporciona retornos de longo prazo muito superiores aos depósitos a prazo e certificados de aforro. E quem disser que se pode investir nos mercados de capitais com garantias do capital investido está, das duas uma, ou a mentir ou, mais perigoso ainda para o crente nesse tipo de estratégias, pura e simplesmente não percebe patavina do que é o mercado accionista.

Votos de investimentos sem retornos absolutos,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário