terça-feira, 6 de outubro de 2009

RECUPERACAO NAO INDUSTRIAL NO REINO UNIDO

Ficamos hoje a saber que a Produção Industrial de Agosto do Reino Unido afundou para o seu mais baixo nível desde 1992, descendo 1.9% relativamente ao mês anterior. Eis o gráfico da evolução da Produção Industrial no Reino Unido desde 2005 (cortesia da Bloomberg):





Os economistas ficaram chocados pois esperavam um aumento de 0.3%. Eu não fiquei chocado e espero que este índice continue a bater mínimos sucessivos durante o próximo ano pois, como disse na passada 6ª feira, enquanto que os bancos não limparem de facto os seus balanços e não reconhecerem de facto as suas previsíveis perdas; os governos intervirem continuadamente na economia (não deixando o mercado funcionar correctamente) e os consumidores não equilibrarem os seus balanços, não teremos nenhuma recuperação consistente.

Relativamente aos governos, uma coisa é uma inevitável medida temporária para evitar o colapso e o pânico, outra coisa é essa medida temporária ser estendida indefinidamente como parece ser o caso...

Felizmente do lado dos consumidores parece começar a haver algum juízo pois as taxas de poupança parecem já terem iniciado um novo ciclo (desta vez de subida), como se pode ver neste gráfico relativo ao consumidor Americano:





Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário