quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mexer nos impostos?

Francisco Van Zeller disse na passada 3ª feira que só será possível reduzir défice com mexida nos impostos e claro que, lendo nas entrelinhas, ele quererá dizer mais impostos para a classe média que trabalha por conta de outrém e não para as "suas" empresas.

Se a ideia for acabar de vez com as hipóteses de recuperação económica então estou totalmente de acordo, força nisso! Caso contrário isso não faz sentido nenhum pois, no actual quadro macro-económico caro Van Zeller, aumentar impostos (IRS ou IVA) à classe média significaria menos consumo privado, logo e considerando que as outras variáveis (investimento público + investimento privado + exportações - importações) se mantêm, menos PIB. Ora menos consumo também significa menos IVA, ou seja, não será por aqui que se conseguirá reduzir o défice de conta corrente.

Para reduzir o défice caro Van Zeller, é preciso reduzir a despesa. Se a receita foi, até Setembro de 26.046 milhões de euros, a despesa até Julho não pode ser de 35.133 milhões de euros! Estamos consistentemente a gastar mais do que ganhamos e, quanto mais tarde corrigirmos isso mais difícil será fazê-lo!

Quanto aos salários, estou de acordo e considero que em 2010 não deve haver aumentos salariais pois a inflação será certamente nula ou até negativa.

Cumprimentos,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário