segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ESTAMOS A EMPRESTAR, DIZEM ELES...

Hoje de manhã estava a ver o gráfico do Nasdaq quando uma notícia me chamou atenção: Capitol Report: Banks cutting back on loans to businesses. E o que diz esta notícia? Diz que os bancos Americanos estão a cortar nos novos empréstimos às empresas, obrigando aquelas que podem (as grandes) a irem buscar o capital de que necessitem a outras fontes (retenção dos ganhos, emissão de obrigações, emissão de acções,...) e dificultando a vida aquelas que não têm outra fonte de capital que não o crédito.

No fundo, esta notícia vem confirmar aquilo que disse no ponto 1 em "DESEMPREGO DESMENTE RECUPERAÇAO":

"não haverá uma verdadeira recuperação económica enquanto que não se verificarem vários pré-requisitos. E esses pré-requisitos são:

1- Os bancos limparem os seus balanços e reconheçam de facto as suas previsíveis perdas para poderem de novo confiarem uns nos outros e, assim, emprestar dinheiro sobretudo às empresas mas também aos particulares
..." 

Eis os gráficos da evolução de todo o crédito concedido por bancos Americanos desde 2001 (1º gráfico) e desde 1973 (2º gráfico):









Como se pode ver no 2º gráfico houve, a partir de 2002, uma maior aceleração no crédito concedido a empresas e particulares nos EUA e, certamente, também na maioria dos países desenvolvidos. O que estamos a assistir actualmente na concessão de crédito é à uma correcção para a média, correcção essa que deverá levar o crédito total concedido para baixo desta (a média) antes de retomarmos um crescimento normal e sustentado do crédito global...

Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário