terça-feira, 27 de outubro de 2009

BIBA O B!

Viva o vrrooom, é assim que um "especialista" que escreve para a Forbes descreve o actual momento. E justifica-se com o seguinte:

"big bear markets are almost always followed by big bull markets in a V-shape pattern. The steeper the descent, the steeper the ascent."

Ou em Português:

"grandes ciclos de queda nos mercados são quase sempre são seguidos por grandes ciclos de subidas em  forma de V. Quanto mais íngreme for a descida, mais íngreme será a subida."

Mas sr. Fisher, e se estamos numa daquelas alturas em que o "quase sempre" não funciona? Por acaso estudou algum dos anteriores bear markets ou, pelo menos, o último (1968-1974)?? Ou também sofre de conflitite de interessite???

Partindo do princípio que se sabe alguma coisa de bear markets, eis 1 facto inabalável apenas sobre o último bear market, que durou de 1966 a 1974: na 2ª fase desse período, o S&P 500 foi dos 120 aos 62 em apenas 2 anos mas demorou 6 anos a voltar aos 120, o que viria a acontecer apenas em 1980. Ou seja, o V não foi assim tão certinho. E, já agora, vou lhe dar uma dica: estude os outros...

Mas há mais. A melhor parte vem aí! É que o "especialista" continua com o seguinte:

"Most investors give too much credence to the theory that prices are rational; they presume that a market collapse must have been justified by serious economic trouble."

Ou em Português:

"A maioria dos investidores dão demasiado crédito à teoria dos mercados racionais; eles presumem que um colapso do mercado deve ter sido justificado por problemas económicos graves."

Não que eu defenda a teoria dos mercados racionais mas, ao ler esta pérola presume-se que, na opinião do homem, os mercados foram totalmente irracionais, as quedas foram largamente injustificadas pois a economia está mesmo em grande forma...

Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário