quinta-feira, 8 de maio de 2008

Petrobras

Hoje vou fazer mais uma análise técnica, desta vez à uma nossa irmã do Brasil: a Petróleo Brasileiro SA - Petrobras (Petrobras), mais precisamente ao ADR (American Depositary Receipts). Faço a análise ao ADR da Petrobras apenas pela maior facilidade que eu tenho em aceder aos gráficos online. O ADR da Petrobras que está cotado na NYSE seguirá natualmente a evolução da própria acção da Petrobras cotada na Bovespa.

A Petrobras é uma holding baseada no Brasil e que se dedica à prospecção, exploração e produção de petróleo dos poços reservatório, xisto e outras rochas. Também actua nas áreas da refinação, do processamento, comércio e transporte de petroleo e outros produtos petrolíferos, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, além de outras actividades relacionadas com energia.

A Petrobras tem tido uma performance espectacular desde Agosto 2007, altura em que fez um mínimo pouco abaixo dos 24, subindo por isso quase 200% em menos de um ano! No entanto penso que chegou a altura de retirar o lucro da mesa!

No que diz respeito aos fundamentais do petroleo, sou da opinião que estes deverão enfraquecer nos próximos tempos, sendo os motivos semelhantes aos explicados em "WHY THE DOWNSIDE IN GOLD":

  1. Muito provável dimuição da procura global, causada pelo actual abrandamento a nível mundial;
  2. Actual aumento da oferta devido à entrada em produção de poços e plataformas cuja construção foi iniciada há 1 ou 2 anos e que só começeram a produzir recentemente.

Posto isso, o mercado deverá nos próximos meses ajustar-se a esses novos fundamentais. Quanto à análise técnica, eis o gráfico:




Desde meados do mês de Abril, tem surgido vários indicadores de fraqueza que aconselham quem estiver investido na PBR à retirada dos lucros:

  1. RSI a divergir com o preço;
  2. ROC também a divergir com o preço;
  3. Volume também ele a divergir com o preço;
  4. Finalmente é de assinalar o aparecimento de uma "Broadening Formations, Right-Angled and Ascending" (*).

(*) - O "Broadening Formations, Right-Angled and Ascending" é uma formação em que a linha superior é ascendente, permitindo que o intervalo de preços aumente. Daí a palavra "broadening". Este é um padrão com um desempenho médio medíocre porque tem uma maioria de maus desempenhos, aparecendo ocasionalmente alguns padrões com um desempenho fabuloso.

Cumprimentos,

Dax Speculator

2 comentários:

  1. Boas. Antes de mais parabéns pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver na tua web page.
    Obrigado também pela tua participação no meu blog.
    É um prazer saber que segues as análises que publico no pouco tempo que tenho disponível. Excelentes análises tens colocado. Cada fez mais profissional o teu trabalho, é por aí mesmo que tenho tentado caminhar.
    Quantos readers tens neste momento?
    Mais de 3 digitos aposto.
    Abraço
    Rounders

    ResponderEliminar
  2. Boas Rounders,

    Muito obrigado.

    Tento fazer o melhor que sei no pouco tempo de que disponho.

    Quanto aos readers, o 1º objectivo são mesmo os 3 dígitos mas ainda me falta muito para lá chegar e nesse aspecto garanto-te que estás bem mais à frente... :)

    Abraço,

    Dax Speculator

    ResponderEliminar