terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Mau tempo" condiciona PIB do Reino Unido

Consta-se que o mau tempo terá condicionado fortemente o PIB no Reino Unido, que contraiu 0.5% no 4ª trimestre de 2010:


Desde que me lembro, nunca esteve bom tempo no Reino Unido mas, na ausência de melhor explicação, lá arranjaram essa...

Segundo o instituto de estatísticas Britânico, os sectores dos serviços e da construção terão sido os grandes responsáveis por este péssimo desempenho.

No que diz respeito à construção, não é nenhuma surpresa pois este é um sector em recessão e que assim continuará até corrigir para a média, quer gostem quer não gostem. Podem cuspir todo o dinheiro que quiserem (FED, BOE,...) que nada irá mudar isso!

Quanto aos serviços, foram as áreas de negócios e financeira as que mais contribuíram para este declínio. Terá sido o "mau tempo" oriundo da Irlanda que, com um sistema financeiro em total implosão, terá contribuído de forma bastante desfavorável? Fica a questão para quem de direito mas, na minha opinião, vamos ter muito mais desse "mau tempo" nos próximos trimestres pois "nunca há apenas uma barata"...

Finalmente, um novo (*) dado: a dívida pública do Reino Unido disparou para os 2.323 mil milhões de Libras, ou seja, 155% do PIB! Mas se excluirmos as intervenções no sector financeiro (no Lloyds, RBS, Northern Rock,...), então a dívida pública cai para os 889 mil milhões de Libras, ou seja, 59% do PIB. Dava jeito excluir, não dava?

(*) - Novo só para alguns pois, para mim, transferir passivos do sector privado para o sector público não resolve absolutamente nada...

Votos de uma boa semana e bons negócios,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário