terça-feira, 5 de maio de 2009

COMPRAR OU VENDER?

Visto que desde a última vez que fiz este tipo de análise (ver "LONGO OU CURTO?"), os mercados já subiram em média 35%, parece-me apropriado uma revisão dos factores a descontar pelo mercado.

Contrariamente ao que alguns crêem - inclusive o mui nobre Warren Buffett - o mercado não é uma máquina de votar mas sim uma máquina de descontar. Se desconta bem ou mal e tarde ou cedo é outra questão mas que desconta, lá isso desconta!

Dito isso, vamos então actualizar os factores bullish e bearish a descontar pelo mercado. Do lado bullish:
  • Diversos indicadores macro-económicos começam a querer inverter a tendência negativa iniciado em 2006/2007. Dois exemplos disso são os Non Defense Durable Orders e o Clima de Negócios IFO (gráficos, respectivamente, da cortesia do Briefing.com e do IFO):

  • Os EUA e o Japão com taxas de juro próximas de 0%, o Reino Unido e a Zona Euro com taxas próximas de 1% estão, na prática, a forçar os mais prudentes a assumirem mais risco (acções, dívida privada, etc...).

Quanto aos factores bearish, destaco:
  • Os mercados encontraram-se muito perto de fortes resistências (930 no S&P 500 e 5000 no DAX) que não deverão ser ultrapassadas à 1ª. Para além disso, também estão sobre comprados, havendo inclusive divergências bearish nalguns gráficos diários;
  • O VIX está também numa zona de forte suporte (35 no VIX), o que poderá significar um aumento do medo nos próximos meses;
  • Sell in May and go away;
  • O efeito das alterações contabilísticas anunciadas em Fevereiro pela FASB (Financial Accounting Standards Board) já não terão tanto impacto nos resultados do 2º trimestre das instituições financeiras como tiveram no 1º trimestre pois até a contabilidade criativa tem os seus limites.

Resumindo, os factores bearish estão agora em maioria e são fundamentalmente técnicos. Quanto aos factores bullish, a possível inversão dos indicadores macro-económicos requer ainda confirmação e, se esta não acontecer já em Maio, os mercados deverão navegar para sul...

Uma boa semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário