sexta-feira, 15 de agosto de 2008

RESSALTO NO EURO/COMMODITIES?

Depois de umas merecidas férias, irei hoje falar um pouco sobre a possibilidade de ocorrer um ressalto no Euro e na generalidade das matérias-primas nas próximas semanas.

Mas antes de mais, o que causou este sell-off? Não, não foi a guerrazita na Ossétia do sul como alguns "analistas" promptamente afirmaram. Foi sim a liquidação das enormes posições longas (ver "DADOS E PETROLEO") por parte dos fundos de pensões e fundos estatais/soberanos motivada pela forte deterioração dos fundamentais e também pela pressão exercida por parte da CTFC (Commodity Futures Trading Commission) acerca dos limites máximos das posições que cada especulador pode assumir nos diversos mercados que estavam a ser contornados com um estratagema que envolvia bancos de investimento terceiros.

Na minha última análise sobre o Euro foi identificado (ver "DOUBLE TOP NO EURO") um duplo topo com objectivo nos 1.485, target que foi atingido na última terça-feira. Actualmente, dada a situação sobre vendida no Euro, no Ouro, no Petroleo e nas matérias-primas em geral, parece-me muito provável um ressalto nas próximas semanas. É pois recomendado fazer mais-valias aqui nas posições curtas nos activos referidos. Posições longas aqui até podem ser lucrativas mas atenção que a tendência nestes mercados mudou e é agora de queda, tornando estas posições muito mais arriscadas.

Bom fim-de-semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário