terça-feira, 29 de julho de 2008

PIOR CRISE DESDE 1929?

Hoje procurarei explicar porque George Soros disse que esta é a pior crise dos últimos 30 anos e também porque acredito que deverá ser mesmo a pior crise desde 1929.

Para George Soros fazer esta afirmação (ver "ENTREVISTA A GEORGE SOROS") é porque sabe o que está a dizer, não fosse ele o mais carismático especulador da actualidade. A resposta está na análise dos ciclos económicos. Certamente que Soros estudou bem esses ciclos e, por isso, sabe que esta crise faz parte do ciclo actual e saberá exactamente qual é o ciclo actual. Por isso, e à semelhança de Dax Speculator (*), Soros saberá também que estes ciclos se dividem em várias categorias ou tipos:

  1. O Grande Super Ciclo;
  2. O Super Ciclo;
  3. O Ciclo.
  4. O Ciclo Primário
  5. Os outros ciclos de menores dimensões...
O Super Ciclo em que nos encontramos actualmente iniciou-se na Grande Depressão, mais precisamente em 1932 e dura até hoje, devendo prolongar-se ainda durante mais algumas dezenas de anos.

Cada Super Ciclo é constituído por 3 Grandes Ciclos, representando cada um deles 1 Grande Ciclo económico. Por sua vez, cada um destes Grandes Ciclos são constituídos por 3 Ciclos Normais ou Simples, que são os ciclos económicos que conhecemos.

É aqui que entre a Teoria de Ralph Nelson Elliot: cada um destes Ciclos, Grandes ou Simples, é formado por 5 ondas, 3 impulsivas e 2 correctivas. O último dos Grandes Ciclos é constituído pelas 3 impulsivas e 2 correctivas dos seus Ciclos Simples mas também pela onda correctiva do Super Ciclo, que acaba normalmente em crashes similares ao de 1929.

Assim, temos actualmente como concluídas as super ondas W1 (impulsiva e entre 1932 e 1966), W2 (correctiva e entre 1966 e 1974) e W3 (impulsiva e entre 1974 e 2000). Estamos neste momento no último terço da W4 correctiva que deverá acabar em 2010. No gráfico que se segue estão assinaladas as super ondas W3 e W4:




Posto isso, porque acredito que esta será a pior crise desde 1929 e não apenas dos últimos 30 anos? Porque a pior crise dos últimos 30 anos correspondeu ao bear market da década de 1970 , ou seja, à W2 que, relembrando, foi correctiva e durou de 1966 à 1974. Pois esta crise corresponde à W4 que será, também ela, uma onda correctiva e deverá acabar em 2010. O problema é que, na teoria de Elliot, as ondas correctivas W4 costumam ser quase sempre mais violentas do que as W2. Daí, Dax Speculator acreditar que esta crise será a pior não dos últimos 30 anos mas sim dos últimos 80 anos, ou seja, desde 1929. Felizmente, esta não chegará a ser tão grave e prolongada como a Grande Depressão. Para além disso servirá para corrigir muitos excessos a fim de prosseguirmos com pujança para a último Grande Ciclo deste Super Ciclo!

(*) - Esta comparação é obviamente uma pequena brincadeira pois Dax Speculator ainda tem muito que provar para chegar aos calcanhares de George Soros.

PS: Dax Speculator vai de férias regressando em meados de Agosto.

Boas férias!

Dax Speculator

3 comentários:

  1. Tudo Bem.
    Está porreiro sim senhor.
    Gostei do artigo
    BFS

    ResponderEliminar
  2. Boas Carlos,

    Obrigado. Com tantos temas para abordar, há dias que o difícil é escolher sobre o que escrever.

    Abraço,

    Dax Speculator

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar