terça-feira, 15 de julho de 2008

QUEM NÃO DEVERÁ FALHAR?

Na sequência da minha mensagem de último mês de Junho, "QUEM VAI FALHAR?", hoje vou publicar uma lista de instituições financeiras que, na minha humilde opinião, não deverão falir.

Estas instituições serão, por isso, mais seguras para quem quiser começar a entrar no sector financeiro, algo que ainda é desaconselhado por Dax Speculator (ver "DO YOU REALLY WANT TO BE HERE (NO COMMENTS)?", de Outubro 2007, onde mostro o gráfico da Merrill Lynch (MER) quando esta ainda cotava acima dos 65 USD...). Hoje esta mesma acção debate-se para conseguir aguentar-se acima dos 25 USD, tendo caído cerca de 60% desde então! Eis o gráfico:




Dax Speculator está por isso bearish e continuará bearish enquanto que ler artigos do género deste, publicado no CNNMoney.com, com bitaites do género:

"Analysts: Most banks are safe."

"The system is much better capitalized and banks are better credit managers than they were back then."

Se estivessem mesmo mais capitalizados do que na altura, não estariam agora a chover aumentos de capital. E se fossem mesmo melhores gestores de crédito do que na altura, estes não teriam sido tão grosseiramente irresponsáveis emprestando dinheiro a quem não podia de forma alguma pagar. No fundo, a história repete-se vezes sem conta. O que estes "analistas" não conseguem ver é que estamos apenas no início desta crise e que, por isso, e também por o ano ainda não ter acabado, é que ainda só faliram 5 instituições financeiras nos EUA este ano.

Eis então a lista de algumas das instituições que considero financeiramente mais sólidas e mais bem geridas para enfrentar esta actual crise:



Lloyds TSB Group PLC
Barclays PLC
Bank of Ireland
Wells Fargo
Fortis NV
HBOS PLC
Banco BPI SA
BNP Paribas
Royal Bank of Scotland Group PLC
ING
Credit Suisse AG

Realço que estas são apenas algumas das instituições que considero mais sólidas porque estas são tantas que Dax Speculator ainda não teve tempo de as analisar a todas! No entanto, à medida que vou analisando mais instituições financeiras, esta lista deverá naturalmente crescer...

Acerca das tão faladas trapalhadas na Fannie Mae (FNM) e Freddie Mac (FRE), relembro que Dax Speculator já tinha feito uma chamada de atenção sobre a Freddie Mac, em Novembro de 2007 em "THE BULL LOBBY IS WORKING TO CATCH YOU!", recomendando a não subscrição daquele aumento de capital, apelidado na altura de "special stock offering" ("oferta especial de acções"). Estas instituições são também elas do tipo "too big to fail", visto que só a Fannie Mae detém metade de um mercado avaliado actualmente em 12 trilhões de USD. Se o governo dos EUA permitir que estas 2 empresas falhem, terá muitas dificuldades em continuar a financiar-se a ele próprio!

Finalmente, não mencionei estas 2 companhias em "QUEM VAI FALHAR?" porque estas não são instituições puramente financeiras e privadas. Estas 2 empresas são antes a melhor e mais viva prova de que, embora a intervenção do estado na economia possa ter efeitos positivos no curto prazo, esta costuma ser má e até, por vezes, desastrosa a longo prazo. Quem quiser saber mais sobre estas 2 instituições pode fazê-lo na Wikipedia:

Fannie Mae
Freddie Mac


Comentário às 15H30:

Apesar de o Fortis estar hoje a cair 18% por se constar haver problemas de liquidez e de ter ocultado algumas coisas menos boas no seu balanço, Dax Speculator reitera que considera muito menos provável que esta instituição falhe relativamente a muitas outras. É menos provável mas, no entanto, é possível...

Boa semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário