quarta-feira, 4 de junho de 2008

QUEM VAI FALHAR?

No final do ano passado estive para publicar uma mensagem na qual tentava adivinhar qual seria o 1º grande banco a falhar (falir).

Não publiquei a mensagem porque pareceu-me muito cedo na altura para este tipo de "adivinhas". De qualquer forma a minha lista era na altura, por ordem decrescente de probabilidade de falência, a seguinte:

Bank of America
Wachovia
Merrill Lynch
Morgan Stanley
Goldman Sachs
Bear Sterns
HSBC
UBS
Deutsche Bank
BNP Paribas
BCP

Quem falhou de facto foi o Bear Sterns que, apesar de constar na minha lista, não era aquele que eu considerava como mais provável.

Depois de ter analisado mais elementos acerca dalgumas destas instituições, parece-me oportuno uma actualização à lista. Retirei desta aquelas instituições que me parecem mais robustas tal como o Goldman Sachs, o HSBC, o BNP Paribas e o Bear Sterns que já faliu. Acrescentei outras que me parecem agora mais fragilizadas tal como o Citibank (que continua a vender cartões de crédito nos shoppings), o Lehman Brothers (relativamente ao qual têm vindo uma série de más notícias/rumores ultimamente) e a Société General que esteve recentemente envolvido no celébre e mediático caso "Jerôme Kerviel". O UBS, o Deutsche Bank e o BCP subiram na lista porque os considero também mais fragilizados agora do que no final do ano passado. Aqui está a lista actualizada:

Citibank
Lehman Brothers
Bank of America
Wachovia
UBS
Deutsche Bank

BCP
Merrill Lynch
Morgan Stanley
Société General

Quero chamar a atenção para o facto de essa lista ser apenas uma lista de probabilidades, nada mais. Não constituiu, por isso, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de activos mas apenas uma chamada de atenção para quem estiver eventualmente investido ou a pensar em investir nalgum destes títulos.

Bons investimentos,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário