quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Dia de decisões na FED

Hoje é dia de decisões na reserva federal Americana (FED). A FED deverá dizer quais os montantes das reduções nas compras de dívida hipotecária e pública e eventualmente qual a respectiva calendarização. Parece-me improvável que a FED não mencione já os montantes das reduções mais imediatas pois isso seria defraudar as expectativas dos investidores/especuladores, algo que a FED procura gerir com muito cuidado.

Mas os investidores/especuladores estão a ficar nervosos e têm razões para isso pois estamos em território nunca antes navegado: esta é a 1° vez que a FED tenta encurralar um dos maiores mercados do mundo - o da dívida pública Americana - e será também a 1° vez que irá tentar voltar a deixar funcionar a lei da oferta e da procura. É caso para dizer que está tudo à espera do ovo no c... da galinha...

Actualização: aparentemente os especialistas esperam uma redução de 10 mil milhões nas compras de obrigações do tesouro e, no máximo, de 5 mil milhões nas compras de MBS (Mortgage-Backed Securities).

Atentamente,

DS

2 comentários:

  1. Na sua opinião, que justicações encontra para os mercados estarem no verde nos momentos que antecedem a tão anunciada notícia ?

    ResponderEliminar
  2. Actualmente os mercados antecipam uma redução máxima de 10 mil milhões nas compras de obrigações do tesouro e, no máximo, de 5 mil milhões nas compras de MBS (Mortgage-Backed Securities).

    Mas isso já está mais do que descontado nos mercados de taxa fixa Americanos pois, por exemplo, a taxa de juro das obrigações do tesouro subiu de 1.6% para os 3% , uma subida de quase 100%.

    Já os mercados accionistas demoram mais tempo a descontar pelo que é possível que estejamos perante um "buy the rumor e sell the news"...

    ResponderEliminar