sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Matemáticas A e B?

Hoje vou abordar outro tema "off-topic": o ensino da matemática em Portugal. O minitério da educação faz de tudo para tentar melhorar os resultados desta disciplina.

Aparentemente, em 2010, resolveram dividir as matemáticas por 2 e assim nasceram as matemáticas A e B.

No entanto, os resultado não têm sido os esperados: desde 2010, na matemática A (destinada às áreas de ciências) as médias têm rondado os 8.3 e na matemática B têm vindo sempre a descer de 7.9 em 2010 para 6 este ano.

Este é obviamente um completo falhanço da gestão do ministério da educação nos últimos anos. Não se trata de política pois até considero o actual ministro da educação competente. Trata-se do falhanço de uma política de facilitismo que existe e persiste há demasiado tempo. Para que os resultados apareçam é preciso disciplina, exigência e por último recompensa.

Atentamente,

DS

1 comentário:

  1. A educação em Portugal vive numa farsa desde o 25A. Mas o caso transformou-se em algum completamente insano desde a vigência da "magnífica" Maria de Lurdes Rodrigues, ou seja, 2005. Vale apena ver o que foi feito à educação dos miúdos portugueses simplesmente comparando os exames depois de 2005 com os exames da década de 80, 90 ou mesmo até 2005.

    No caso concreto da física-química, a média nacional foi este ano de 8,1. Isto num exame que considero vergonhoso de tão simples que era. O exame da 2ª fase ainda era mais fácil. Mas parece que a média ainda foi pior.

    Está bem explicada a miséria em que Portugal caiu. O socialismo primeiro destruiu a educação e depois a economia.

    Cumprimentos

    mnita

    ResponderEliminar