terça-feira, 27 de agosto de 2013

As auto-estradas fantasma em Portugal

O Financial Times (FT) publicou recentemente uma reportagem sobre as auto-estradas Portuguesas. Segundo o FT, o tráfego rodoviário Português terá caido 50% em 2012 e uns impressionantes 68% no 1 º trimestre de 2013!

Isso não só expõe o aprofundamento da actual depressão em Portugal mas também as massivas e sucessivas mis-alocações de capital por via de uma excessivo foco nas auto-estradas em detrimento das ferrovias.

Ainda segundo o FT, Portugal tem 4 vezes mais estradas per capita do que a Grã-Bretanha e 60% ​​mais do que a Alemanha e há pelo menos 9 auto-estradas que estão abaixo dos 10.000 a 12.000 veículos por dia mínimos exigidos para que o investimento seja rentável.

Parece que a doutrina Keynesiana e os seus discípulos tugas fizeram mossa da grossa neste cantinho à beira mar plantado.

Eis o vídeo:




Ver também:

Driving On Portugal's Ghost Roads: Traffic Crashes By 68% In First Quarter
Sobretaxa para as PPP

5 comentários:

  1. Caro DS,

    Se tivesse 10000€ para investir o que faria? Fundos de acções ou fundos de obrigações? Nos fundos de acções escolhia sectores ou zonas do globo?

    Muito obrigado ;)

    Rantas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rantanplan,

      Neste momento investiria apenas em:

      1. Fundos de obrigações de taxa VARIÁVEL com horizonte temporal de 1 ano;
      2. Depósitos a prazo também com horizonte temporal de 1 ano.

      Prefiro esse horizonte temporal de 1 ano pois, como todos sabemos, a FED está a perder o controlo do mercado que quiz encurralar e a coisa vai ficar feia para quem está investido em obrigações de taxa fixa.

      Cumpts.,

      DS

      Eliminar
    2. Ok, muito obrigado pela sua perspectiva, que vou ter em conta!!!

      E fundos de acções? Nada? Porquê?

      Cumprimentos

      Rantas

      Eliminar
  2. Pelo mesmo motivo que deve fugir das obrigações de taxa fixa: os mercados accionistas estão a ser indirectamente manipulados pelas políticas ZIRP (Zero Interest Rate Policy) e QE (Quantitive Easing) da FED, algo que, comprovadamente, não é sustentável. Aconselho a leitura dos seguintes artigos do blog:

    http://daxspeculator.blogspot.pt/2013/05/e-possivel-encurralar-um-mercado.html

    E

    http://daxspeculator.blogspot.pt/2012/12/nasdaq-versos-nikkei.html

    Cumpts.,

    DS

    ResponderEliminar