quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MARC FABER E NOURIEL ROUBINI

Este é um vídeo a não perder, não apenas porque são entrevistados 2 dos poucos gurus que previram esta crise mas principalmente pela parte em que Nouriel Roubini diz que os estímulos foram absolutamente necessários para evitar uma depressão e que a chave agora é a estratégia de saída por parte da FED e do governo Americano.

Por sua vez, Marc Faber diz que, normalmente, as crises económicas e financeiras levam a mudanças fundamentais e de comportamentos e a uma limpeza do sistema (a destruição criativa) mas verifica que com a actual política da FED e do Tesouro Americano isso não aconteceu até agora e que, por esse motivo, a pior crise está à nossa frente e não para trás.

Eis o vídeo:



Na minha opinião, Faber é um pouco radical pois subvaloriza ou menospreza o risco sistémico (eu não) mas estou totalmente de acordo com ele e sei perfeitamente do que está a falar pois também prevejo que a pior crise, a total quebra do sistema, ou seja, a depressão está à nossa frente e não para trás como muitos pensam...

Entretanto por cá, vai-se lendo algumas barbaridades como esta notícia do Público, da qual destaco o 1º parágrafo:

"A crise em Portugal “já bateu no fundo” e os dados de crescimento do PIB são um sintoma de “melhoria ligeira”, mas o início da recuperação económica está dependente da procura induzida nos mercados externos e é urgente “passar a bola” do investimento público para o investimento privado, considera João Duque, especialista em Finanças e docente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)"

Então como é? A crise em Portugal já bateu no fundo OU o início da recuperação económica está dependente da procura induzida nos mercados externos?? É que se o início da recuperação económica está dependente da procura induzida nos mercados externos E esta última continuar ou voltar a cair então a crise em Portugal AINDA NÃO bateu no fundo. Tenho a sensação que esta forma de fazer previsões é um bocado como dizer que se não é boi é vaca...

Viva o fim da crise!

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário