quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AINDA NAO CARO SOROS

Nos últimos meses tenho lido algumas opiniões de George Soros que me têm desiludido bastante. A última foi esta notícia na Reuters com citações de Soros a dizer que a economia Americana já bateu no fundo.

No próximo ano veremos quem tem razão: se George Soros ou se Warren Buffett, Nouriel Roubini, Dax Speculator e outros ilustres. :-)

Assim à 1ª vista, parece-me que Soros está a confundir espasmos ou até ressaltos do PIB Americano (naturais e até expectáveis) com aquela que será a verdadeira saída da recessão, na minha opinião, apenas no 2º semestre de 2010.

A título de curiosidade, tomei a liberdade de prever até onde deverá ir a queda do PIB dos EUA e eis o resultado gráfico:



A lógica utilizada aqui é que o PIB terá de reverter para a média ou normalidade e, para isso, terá de corrigir abaixo da linha que define essa normalidade.

A conclusão que tiro deste método é que, sem invalidar a existência de espasmos pelo meio, o PIB Americano deverá descer ainda mais 2 a 3% antes de começar a recuperar.

Cumprimentos bearish,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário