terça-feira, 4 de agosto de 2009

DE VOLTA AOS MERCADOS

Depois de umas merecidas férias nas quentes águas do Mediterrâneo e de uma breve ida ao jardim zoológico de Lisboa para admirar os meus primos...


...estou agora com as baterias totalmente carregadas e em plenas condições para analisar fria e desinteressadamente os mercados, nomeadamente no que diz respeito à minha especialidade: a "Big Picture".

Pelo que tenho lido, apercebo-me que em Wall Street a ignorância continua a dominar pois os seus brilhantes analistas acreditam que o GDP (PIB nos EUA), divulgado na semana passada, é positivo e indicador do "fim da recessão".

Bill King fez as contas no seu último relatório (ver "The King Report") e demonstrou a vigarice das revisões em baixa do GDP:

Se partirmos de um GDP no Q4 2008 de 100 unidades, um GDP no Q1 2009 de -5.5% e um GDP no Q2 2009 esperado de -1.5%, a expectativa era de um GDP no Q2 2009 de 93.08 (100*0.945*0.985)

Com a revisão em baixa do GDP no Q1 2009 para -6.4% e um GDP no Q2 2009 reportado (será provavelmente revisto em baixa) de -1%, o GDP no Q2 2009 reportado e agregado é de 92.66 (100*0.936*0.99), ou seja, pior do que o esperado!

De qualquer forma, -1% não é sinal de "fim da recessão" mas, quando muito, sinal de um abrandamento da contracção do GDP...

Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário