terça-feira, 14 de abril de 2009

DAX A PERDER MOMENTUM

Após umas merecidas férias na zona centro do país, famosa pelo vinho da Bairrada, o leitão da Mealhada e, entre outros, os pasteis de Tentugal, vou fazer um comentário à situação técnica de curto prazo do DAX.

Após os meus 2 últimos posts sobre os mercados (ver "PRESSÃO VENDEDORA CONFIRMADA" e "PANICO COMPRADOR"), acabei por entrar curto após ter realizado boas mais-valias do lado longo. Esse trade viria a revelar-se um erro e tive de inverter por stop loss no dia 1 de Abril. Apesar disso, as menos-valias desse trade não foram significativas e a decisão de inverter revelou-se acertada pois as mais-valias entretanto realizadas já cobriram essas menos-valias. O importante a retirar aqui é que, como especuladores, devemos sempre reconhecer os erros o mais cedo possível!

Eis então o gráfico de 120 minutos (*) do DAX:


É bem visível a divergência bearish do Momentum relativamente à cotação do DAX e, por isso, é de esperar uma pequena correcção nestes níveis. Assim sendo, é aconselhável fazer algumas mais-valias, sobretudo nas posições longas alavancadas.

(*) - Normalmente prefiro analisar gráficos de 120, 180 ou até 240 minutos pois permitem eliminar o ruído existente nos gráficos de 60 minutos (1 hora).

Sem comentários:

Enviar um comentário