segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

NOTAVEIS DA TRETA

Um investidor notável - ver Warren Buffett, Jim Rogers ou George Soros - não se endivida para comprar acções caras e, ainda por cima, de um banco que não cria valor accionista algum.

Este meu comentário vem a proposito do artigo de opinião de Pedro Santos Guerreiro (ver aqui), autor que costumo ler frequentemente por gostar das suas opiniões. Assim, esta mensagem é uma crítica (construtiva) ao seu artigo de opinião.

Se os indivíduos citados no artigo fossem notáveis investidores, teriam percebido por antecipação que vinha aí, pelo menos, uma forte tempestade e que era altura de reduzir e não aumentar os seus investimentos especulativos.

Para além disso, desenganem-se aqueles que falam do BBVA como potencial comprador do BCP: não me parece que o BCP seja o tipo de instituição que o BBVA queira comprar. O BBVA preferirá certamente instituições mais pequenas, nas quais possa incutir uma política de criação de valor - e não destruição, tal como acontece no BCP. Mas há mais: o BBVA também enfrenta o mesmo cenário macro-económico complexo e, por isso, aquisições não deverão serão certamente as prioridades lá para os lados de Bilbao...

Quanto à CGD (estado), esta poderá ter de avançar se a situação do BCP e restantes instituições arrastadas continuar a deteriorar-se, o que irá muito provavelmente acontecer. Será que iremos ter em Portugal um "Aggregator Bank"? Talvez uma CGAD (Caixa Geral Agregadora de Depósitos)...

Votos de uma boa semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário