terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CUNHA DESCENDENTE NA PORTUCEL

A Portucel-Empresa Produtora de Pasta e Papel, SA (Portucel) é uma empresa baseada em Portugal, especializada na produção e venda de pasta de celulose, papel e derivados. Além disso, compra da madeira, produtos florestais e agrícolas, bem como a madeira de corte. O seu negócio está focado na pasta de papel de eucalipto celuloso "kraft" e no papel fino à base de eucalipto não revestido. A empresa possui três centros de produção localizados em Setúbal, Figueira da Foz e Cacia. A Portucel agrega o Grupo Portucel Soporcel e é uma subsidiária da Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão SGPS, SA. A Companhia está sediada em Setúbal, Portugal.

Os fundamentais da empresa são medianos e existem lacunas do lado da divulgação de informação financeira por parte da empresa. Por exemplo, até ao momento, não consegui saber qual a dívida de longo prazo da empresa. Para além disso, também não existe uma política de dividendos consistente: decide-se na reunião geral de accionistas qual será a taxa de remuneração para o accionista, o que não é muito apelativo...

Em termos técnicos, no gráfico semanal temos um canal descendente bem definido que tem forçado a evolução das cotações da Portucel. Enquanto este canal não for quebrado, a situação continuará bearish para a Portucel:




No diário temos um padrão bullish - uma cunha ascendente - que poderá projectar a Portucel para o topo do canal acima referido, ou seja, a zona dos 1.8€:



Bons negócios,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário