sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

2 Sinais de Venda no DAX

Para justificar um pouco mais o nome do blog vou procurar dar mais atenção a um dos mais importantes índices de acções Europeias (juntamente com o Footsie) - o DAX - pois ultimamente tenho-o ignorado um pouco. É que, normalmente, prefiro analisar o S&P 500, o Nasdaq 100 e o Eurostoxx 50.

Desde que começou este rally, em Março de 2009, o DAX subiu nada mais nada menos do que 70%. No entanto, nos últimos meses, o principal índice Alemão já deu 2 avisos de fim da festa aos bulls e de abertura de inscrições para os bears. Vejamos o gráfico semanal (cortesia do Stockcharts):


O 1º aviso foi dado, em Outubro 2009, com a quebra em baixa da LT ascendente (iniciada em Março de 2009). Seguiu-se o "retest" a essa LT. Depois, em Janeiro 2010, foi dado um 2º aviso à navegação com o MACD(12,26) a quebrar a sua média móvel de 9 semanas. Este 2º aviso é mais importante que o 1º pois costuma indicar o fim de uma tendência e o princípio de outra, ou seja, é um excelente e fiável sinal de venda. Falta um eventual e último aviso, que será a quebra em baixa do importantíssimo suporte dos 5313, quebra essa que confirmará um lower high a nível semanal, outro sinal de venda fortíssimo...

Um bom fim-de-semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário