quinta-feira, 1 de julho de 2010

Accionistas "Especiais"

Decidi fazer um breve comentário sobre o veto do estado Português à oferta da Telefónica para comprar os 50% que a Portugal Telecom (PT) detém na Vivo.

Uma empresa, na qual os seus 2 únicos accionistas detêm partes iguais mas não se conseguem entender só pode estar a ser mal gerida pelo que alguém tem de comprar a parte do outro. É tão simples quanto isto. Tendo em conta que a Telefónica está numa melhor posição financeira do que a Portugal Telecom, faz todo o sentido que a PT venda a sua parte e não ao contrário. Para além disso e dado o actual momento macro-económico, a oferta era bastante boa do ponto de vista financeiro e permitiria à PT melhorar as suas debilitadas finanças.

Mas não! Chega o espertalhão do estado com a sua "golden share" e diz que o negócio não interessa a Portugal? Mas que tem Portugal a ver com este negócio?? Nada!

Por isso, caros accionistas da Portugal Telecom, vou dizer-vos o que eu faria caso ainda (*) fosse accionista: venderia todas as minhas acções pois não quereria deter uma posição numa empresa onde um accionista minoritário consegue vetar decisões legítimas dos accionistas maioritários.

(*) - Por estas e por outras, há muito que deixei de o ser.


Cumprimentos,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário