terça-feira, 29 de junho de 2010

Licenças de Construção já inverteram

O gráfico que irei mostrar de seguida foi o que me permitiu prever com uma probabilidade muito elevada a crise do mercado imobiliário nos EUA. Foi por causa desta mesma imagem que eu saí financeiramente mais forte do crash de 2008 pois enquanto uns diziam que era cedo para vender e outros que o subprime estava contido, eu ia despachando as minhas Sonae's, BPI's e afins...

O gráfico de que falo é o das licenças de construção dos EUA. Este é um indicador avançado pois, apesar de nem todas as licenças de construção originarem uma construção (principalmente nesta altura), ele dá-nos uma ideia de como andará todo o sector do imobiliário nos próximos meses. Eis o gráfico actualizado com os dados relativos ao mês de Maio:


Este precioso indicador, para além de demonstrar claramente que o sector imobiliário Americano nunca saiu da crise, tem voltado a deteriorar-se desde o início do ano. A importância do mercado imobiliário ficou clara em 2008, altura em que alguns iluminados diziam que este sector já não era assim tão importante, etc...

Concluindo, a minha dúvida é: o que irá a FED fazer? Baixar as taxas de juro já não é opção, pelo que não vejo outra hipótese que não a continuação da sua política anti-deflacionista que irá apenas prolongar a dor do paciente pois, como já disse anteriormente, não se cura o alcoolismo com mais álcool...

Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário