Saiu há pouco o Indice de Sentimento do Consumidor publicado pela Universidade de Michigan. A leitura preliminar caiu de 73,6 em Fevereiro para 72,5 agora em Março, a 2ª queda consecutiva pois o índice já tinha caído em Fevereiro relativamente a Janeiro (74,4).
Apesar de se ter afastado um pouco dos mínimos de Fevereiro/Março de 2009, o índice ainda continua muito abaixo dos máximos de 2004 a 2006 e ainda mais longe dos valores registados de 1997 a 1999. Eis o gráfico do índice (cortesia do Briefing):
O facto de cair 2 vezes consecutivas não quer dizer por si só que estamos a iniciar uma nova tendência de queda mas é de estar muito atento a este índice macro-económico.
Mas o que me chamou mais atenção neste índice é que ele retrata muito bem a realidade económica pois esta recuperação tem sido muito anémica e é precisamente essa ideia que o índice nos dá. Mais importante ainda, é a sua aparente forte correlação com o mercado accionista (gráfico da cortesia da MarketWatch):
Essa correlação é ainda mais perceptível e óbvia no trabalho realizado e publicado no site CrystalBull.com, bastando retirar em baixo, na legenda do gráfico, as Durable Orders e Retail Sales.
Para a semana que vem teremos outro evento importante: a decisão da FOMC, fiquem atentos... ;-)
Um bom fim-de-semana,
Dax Speculator
Sem comentários:
Enviar um comentário