quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DUBAI DA O MOTE

Três dias depois da minha mensagem sobre a insustentabilidade da crescente dívida governamental (ver "QUEM TERA MAIS DORES DE CABEÇA?"), ficamos hoje a saber que o Dubai está stress financeiro pois não irá conseguir pagar uma dívida de 3.5 mil milhões de dólares que vence no próximo mês. Não falei no Dubai pois este não faz parte da OCDE. O Dubai é um estado dos Emirados Árabes Unidos e, por isso, não existem muitos dados sobre este estado.

Mas fui investigar e estima-se que as autoridades (estatais e locais) do Dubai tenham uma dívida entre 80 e 160 (*) mil milhões de dólares para um PIB reportado em 2008 de uns 50 mil milhões de dólares. Ora, isso dá um rácio de dívida relativamente ao PIB entre 160% e 320%!, um número surreal para qualquer economia mas ainda mais para uma "economia" que assenta apenas em 3 pilares:

  • Turismo;
  • Imobiliário;
  • Serviços Financeiros.

    No fundo todos sabiam que o Dubai era mais uma bolha imobiliária mas a maioria pensava que não iria rebentar já. Só que rebentou (os preços do imobiliário já desceram 50%) e agora os incautos que se cuidem...

    (*) - No fundo ninguém sabe ;-)

    Cumprimentos,

    Dax Speculator

    Sem comentários:

    Enviar um comentário