segunda-feira, 23 de novembro de 2009

QUEM TERA MAIS DORES DE CABEÇA?

Tal como na saga "Twilight", cujo 2º filme "Lua Nova" deverá estrear em breve, a saga "QUEM TERA MAIORES DIFICULDADES?" continua, não com instituições financeiras como protagonistas, mas agora com estados soberanos a entrarem em acção.

Os países que, ao tentarem imprimirem o seu caminho para a prosperidade, agravaram ainda mais o seu rácio de dívida realtivamente ao PIB foram a Hungria e a Bélgica. No topo da lista dos estados cuja dívida pública começa a dar uma valentes dores de cabeça estão o Japão, a Grécia e a Itália.

Na minha opinião, a representar o maior risco para os mercados financeiros está o Japão com um debt-to-gdp-ratio (rácio de dívida em relação ao PIB) a aproximar-se perigosamente dos 200% (ver esta notícia na Bloomberg pois os dados do Japão relativamente a 2008 não estão disponíveis vá se lá saber porquê...). A seguir aparece a Grécia e a Itália com rácios de, respectivamente, 105% e 95%. Curiosamente [ou não], Portugal está em 5º lugar com um debt-to-gdp de 71%! Eis os dados da OCDE relativos a 2008 (ainda não há dados relativamente a 2009 pois o ano ainda não acabou):




Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário