sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

DIVERGENCIAS, COMO IDENTIFICAR E NEGOCIAR?

Uma divergência é um sinal de alerta para a possibilidade de a tendência actual de um activo estar a perder alguma força. Esse sinal pode ser dado por vários indicadores em simultâneo, reforçando assim esse alerta. Foi o caso em Novembro 2007 no contrato de futuros sobre o Dollar Index (DX) que é, quanto a mim, o activo que deve ser analisado em primeiro lugar quando queremos negociar um câmbio relacionado com o Dollar (EUR/USD, USD/YEN, ...). Porquê? Porque quer se goste ou não o Dollar continua a ser a moeda de reserva mundial.

No gráfico abaixo pode-se ver que houve uma divergência bullish no MACD diário nesse mês de Novembro. Numa divergência o indicador não acompanha o preço para mínimos/máximos relativos, daí o nome de divergência. Neste caso, temos um lower-low (mínimo relativo) no preço mas não no indicador, o que representa uma divergência bullish. O que quer isso dizer? A tendência acabou? Não! É apenas um alerta até porque está no gráfico diário. Se estivesse no semanal aí poderíamos falar na possibilidade de fim da tendência. Quer muito simplesmente dizer que há fortes probabilidades de haver um rally counter-trend, ou seja, contra a tendência prevalescente que é de descida, o que veio de facto a acontecer em Dezembro.

1 comentário:

  1. Olá, gostei muito do blog e principalmente deste tema. Será que poderias desenvolver melhor este aspecto de como negociar a divergência? É que não te alongas muito nessa parte.

    Abraço
    JP

    ResponderEliminar