segunda-feira, 22 de junho de 2009

"Green shoots" ou fogo de artifício?

Ainda relativamente aos tão falados "green shoots" (ver "Roubini vê mais ervas daninhas"), resolvi ilustrar com apenas 2 gráficos porque Nouriel Roubini e outros economistas - com os quais me identifico - não acreditam em todo esse fogo de artifício.

O 1º gráfico (cortesia da Bloomberg) ilustra a evolução dos Permits, ou seja, das Licenças de Construção emitidas nos EUA desde Outubro 2004 a Maio 2009:



Analisando bem o gráfico deste indicador, a única coisa que se pode concluir é que, na melhor das hipóteses, os Permits poderão estar a formar uma base. Mas sendo este um indicador avançado, isso não quer dizer que a economia dos EUA tenha batido no fundo. Um claro exemplo disso é o indicador ter começado a cair já em inícios de 2006 mas a economia dos EUA só viria a contrair mais seriamente em meados 2007 (cortesia do Briefing):



O 2º gráfico - que nos obriga ao mesmo raciocínio - são as Durable Orders, ou seja, as Ecomendas de Bens Duradouros nos EUA (cortesia do Briefing):




Este 2 indicadores são avançados e, como tal, enquanto não estiverem claramente virados para norte dificilmente teremos batido no fundo na economia Americana. Claro que a economia Europeia só recuperará 3 a 6 meses depois da Americana...

Votos de uma excelente semana,

Dax Speculator

2 comentários:

  1. 24/06/2009 United States Durable Goods Orders (May): Resultado 1.8%, Esperado -0.9%, Anterior 1.9%.

    Resultado muito + muito acima do esperado, mas mesmo assim abaixo do anterior...

    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Caro Karlanga,

    Exactamente. O esperado é, sem querer ser rude, lixo. O que interessa é a tendência e, neste momento, apenas podemos concluir que as Durable Orders estão a estabilizar e que, daqui para a frente deverão melhorar. No entanto, sendo um indicador avançado isso quer dizer que a economia Americana deverá sair da recessão dentro de 2 ou 3 trimestres.

    Cumprimentos,

    Dax Speculator

    ResponderEliminar