Irei responder a uma pergunta que os grandes investidores se colocam certamente várias vezes por ano:
Onde investir, em acções ou em obrigações?
Basicamente são essas as alternativas dos grandes investidores porque estes não costuma alocar grandes capitais em derivados. Existe também o Forex mas aí intervêem mais as corporações que querem fazer protecção cambial e os bancos centrais e menos os grandes investidores, excepto nalgumas ocasiões específicas que apresentam um racio de retorno/risco elevado.
Posto isso e a título exemplificativo terei de usar uma acção em particular. Irei considerar a Cisco, doravante apenas CSCO. E porquê a CSCO e não outra? Porque considero-a um líder mundial em tecnologia, ou seja, um bom indicador avançado para prever a evolução das outras acções. Poderia usar também o S&P 500 mas penso ser mais difícil e pouco fiável (para não dizer estúpido :-) de estimar o EPS (earnings per share) de um índice relativamente a 1 acção em particular. Ora, a MINHA ESTIMATIVA para a CSCO em 2008 (o seu ano fiscal acaba em Julho) é de 1 EPS de 1.29 USD. De notar que o EPS de que falo é baseado no relatório anual dos anos anteriores da própria CSCO e que são EPS livres de IRC.
No que diz respeito às obrigações terei em consideração a obrigação do tesouro Americano a 10 anos ($UST10Y) que paga actualmente uma taxa de juro anual de 3.92%.
Posto isso, vamos a contas para determinarmos qual o melhor investimento, se as acções ou as obrigações. E para isso vamos determinar qual o preço da CSCO relativamente às obrigações do tesouro Americanas? Esse preço é igual ao EPS/taxa de juro obrigações, ou seja, 1.29 / 3.92% = 1.29 / 0.0392 = 32.91 USD. Ora, com a CSCO a cotar actualmente perto dos 26 USD, a resposta é clara:
AS ACÇÕES SÃO AINDA O MELHOR INVESTIMENTO!
Claro que isso poderá mudar no futuro, bastando para isso que uma ou as 2 situações seguintes aconteçam:
- A taxa de juro da obrigação do tesouro Americano a 10 anos continue a subir, como tem acontecido desde meados de Março;
- O EPS da CSCO comece a diminuir.
- A evolução dos preços (inflação);
- O ambiente macro e das espectativas dos investidores face a estas 2 variáveis.
PS: hoje saiu na CNN uma "notícia" (ver aqui) que me deu vontade de rir:
"Dollar slips on strong German GDP"
Mas depois o forte PIB Alemão era, adivinhem?
....
....
1.5%!
Bons investimentos,
Dax Speculator
Sem comentários:
Enviar um comentário