A FED, ao intervir no mercado e forçar as taxas de juro de curto e longo prazo a níveis absurdamente baixos, é responsável pela incerteza e desconfiança sobre o futuro que predomina nas mentes da maioria dos investidores. É principalmente por causa destes 2 factores que os investidores não querem investir! O que Ben Bernanke e a sua equipa incentivam é apenas a especulação.
Normalmente, quando se investe em projectos de longo prazo com maiores retornos e mais produtivos, o capital líquido transforma-se em capital ilíquido. A capacidade de previsão de fluxos de caixa após os impostos é a chave aqui mas num ambiente com taxas de juro em mínimos dos últimos 30 anos, torna-se complicado fazer previsões...
Os especuladores, no entanto, são indiferentes ao tipo de activos que possuem (lixo ou qualidade). O seu horizonte de tempo é muito mais curto do que o dos investidores e eles estão apenas à procura de mais um tolo a quem despachar os seus activos a preços mais elevados. O preço é, por isso, a única variável que importa para eles.
Parece que está aí mais um "short covering"...
Ver ainda:
Operação "torce e dispara"?
A teoria do mais tolo
Votos de uma excelente semana,
DS
Sem comentários:
Enviar um comentário