Já não tenho Ouro para vender pois como disse em Dezembro ano passado, liquidei todas as minhas posições longas no metal precioso nesse mês. Estas últimas posições deram-me um especial prazer pois eram posições físicas: Ouro físico que tinha acumulado ao longo da minha juventude a preços 4 ou 5 vezes inferior ao preço de venda.
Também recomendei pessoa(s) muito chegada(s) a liquidarem posições físicas neste activo pois percebi que estávamos perante uma oportunidade de uma vida. Julgo que não iremos ver o Ouro aos preços do ano passado e do início deste ano - por volta dos 1800 USD/onça - tão cedo pois as taxas de juro começam a querer descolar e sair da zona de rentabilidades reais negativas e, claro, o Ouro reage muito mal a isto (gráfico cortesia da FRED):
Foram várias as recomendações aqui no blog para se ter cuidado com este activo: é um activo que não rende nada, ou seja, não tem qualquer taxa de juro ou dividendo associado e está muito mais sujeito a modas e elevadas volatilidades do que os activos que têm uma rentabilidade mínima associada.
Assim, como investimento, só tem interesse nas seguintes situações:
1. Taxas de juro com rentabilidade reais negativas;
2. Crises de confiança na moeda com estatuto de reserva mundial (actualmente o dólar Americano);
3- Guerras mundiais?
Ver também:
Sem comentários:
Enviar um comentário