Os tão aguardados Non Farm Payrolls (NFP) sairam mais uma vez abaixo das expectivas: +115K para expectativas médias de 160K.
Tal como já referi anteriormente (ver "Provável Short Covering"), os tão badalados NFP não são um dado macro-económico mas nada mais do que uma adivinha por parte do BLS (Bureau of Labor Statistics). O BLS faz este exercício com base em modelos de ajustamentos sasonais e, ainda com mais relevância, de "Birth Death" (Nascimento e Morte de empresas), entre outros...
Na minha opinião, o ajustamento sasonal até faz sentido pois é sabido e relativamente conhecida e expectável a sasonalidsade do emprego.
Já o modelo "Birth Death" não faz qualquer sentido a não ser no mundo da magia-adivinhação-manipulação. Para se ter uma ideia das variações que este último modelo pode gerar no número final, nada melhor que este gráfico (cortesia do ZeroHedge):
Ou seja, relativamente a este mês de Abril, o "Birth Death" adicionou 206K "trabalhadores". Sem esta ficção, o número teria sido -91K. Penso que é este o número ao qual os mercados estarão a reagir (Dax cai 1.4%)...
Votos de um bom fim-de-semana,
DS
Sem comentários:
Enviar um comentário