Algumas más notícias sobre a economia são, nalguns casos vistas como sendo boas. É o caso da balança comercial que, em Fevereiro, saiu abaixo do esperado.
Especificamente, o saldo comercial foi de - 46 bilhões de USD contra estimativas de - 51,8 bilhões de USD. Isso está a ser considerado como uma boa notícia porque o déficit comercial reduz o PIB.
Portanto, tecnicamente, o PIB do 1º trimestre será maior do que se pensava anteriormente. E como tal, vários bancos estão agora a subir as suas estimativas para o PIB do 1º trimestre e para os mercados.
Mas não é uma notícia realmente boa porque, historicamente, déficits comerciais maiores coincidem com ganhos maiores do PIB, e vice-versa. O gráfico abaixo (cortesia do BusinessInsider.com) mostra muito bem do que estamos falando:
A linha vermelha é variação anual homóloga do défice comercial. Quando a linha vermelha cai muito, teoricamente, significa que o défice comercial tem vindo a melhorar, mas o que isto significa é que o déficit comercial diminuiu muito com o mesmo período do ano anterior.
A linha azul é a variação percentual ano a ano no PIB.
O padrão não é difícil de ver. Quanto mais diminui déficit comercial, o pior é para o PIB.
DS
Sem comentários:
Enviar um comentário