quarta-feira, 24 de abril de 2013

Euro bom ou mau?

Tenho ouvido e lido muitas críticas à moeda única, principalmente da parte dos analistas e economistas anglo-saxónicos mas a realidade é que a crise não é exclusiva da zona euro pois lá para os lados da Grã-Bretanha as coisas também não correm lá muito bem: o Financial Times reporta hoje que o número de britânicos a recorrer às senhas de alimentação subiu 170% em 2012.

Isso para não falar no número recorde de Americanos na mesma situação, a recorrer aos chamados "food stamps"...

A culpa será do Euro?

Um bom fim-de-semana

DS

terça-feira, 23 de abril de 2013

História do FMI em Portugal

Esta é a 3ª vez que o Fundo Monetário Internacional (FMI) entra em Portugal, depois de intervenções em 1977 e 1983.

A 1ª vez que o FMI "aterrou na Portela", como ilustrou o cantor José Mário Branco numa das suas obras mais emblemáticas, justamente chamada "FMI", foi em 1977, quando Ramalho Eanes era Presidente da República e Mário Soares era primeiro-ministro do primeiro Governo Constitucional. Então, com uma taxa de desemprego superior a 7%, bens racionados, inflação crescente, conflitualidade política e o escudo desvalorizado, o FMI interveio pela primeira vez desde que Portugal aderiu à instituição, em 1960. Na bagagem trouxe "pacotes" que se traduziram em redução de salários e subida de impostos, entre outras medidas.

Em 1983, Mário Soares era novamente primeiro-ministro, desta vez à frente do governo do Bloco Central, com o PPD-PSD de Mota Pinto. Com o desemprego acima dos 11% e uma dívida externa galopante devido à subida das taxas de juro internacionais, o FMI emprestou 750 milhões de dólares e novamente impôs cortes nos salários da Função Pública, aumentos de preços, travão ao investimento público e cortes nos subsídios de Natal, entre outras medidas.

Em 2011, José Sócrates era primeiro-ministro num 2ª mandato, apesar de não ter uma maioria no parlamento.

Ou seja, em todas as ocasiões em que o FMI foi chamado a intervir em Portugal, com ou sem maioria absoluta, estava um governo socialista no poder. E ainda há quem acredite em coincidências...

Ver também:

FMI bate à porta de Portugal pela terceira vez desde 1977

DS

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Preços das casas continuam a cair em Portugal

Esta "notícia" já tem alguns dias mas não vi nos meios de comunicação nacionais nenhuma representação gráfica deste fenómeno pelo que decidi publicar o gráfico da evolução dos preços da habitação em Portugal desde o 1º trimestre de 2010:
 

Pessoalmente, conheço razoavelmente o mercado imobiliário português pois realizei 2 vendas, uma em 2006 e outra em 2011. Apesar de, em ambos os casos, não ter conseguido vender ao preço que eu considerava mais justo a decisão de vender foi acertada, como se pode ver pelo gráfico, pois estou agora em posição de comprar um imóvel a um preço inferior, se assim o entender.

A questão agora aqui é saber quando irá parar a sangria de preços. Na minha opinião isso não acontecerá enquanto a banca portuguesa não reconhecer DEVIDAMENTE as suas imparidades e se capitalizar devidamente.

DS

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Já rebentou!

Se bem se lembram, foram vários os avisos aqui no blog para o eminente rebentamento daquela que eu considero como sendo a última bolha por rebentar: a bolha das obrigações do tesouro. Foram vários os posts sobre este assunto:

A última bolha

Pois bem, depois do BOJ ter anunciado no passado dia 4 de Abril que quer inflação acima dos 2% o mais depressa possível e que fará tudo o que for preciso para conseguir atingir essa meta, o mercado já começou a fazer-lhes a vontade e a taxa das obrigações do "tesouro" japonês já subiram mais de 100% desde esse fatídico dia:
 

Votos de uma boa semana,

DS

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mais uma divergência

Ontem à noite detectei mais uma divergência entre os dados do COT (Commitment Of Traders) e o S&P 500: enquanto que o S&P 500 vai subindo todo contente, o "smart money" vai aumentando progressivamente as suas posições curtas.

Logo à noite teremos mais dados do COT - actualizados até ao dia 9 de Abril - mas para já deixo-vos o gráfico com os dados até ao passado dia 2 de Abril:

 

 
Reparem que, apesar dos mercados só terem começado a recuperar em Março de 2009, este grupo já vinha diminuindo as suas posições curtas desde Janeiro...
 
Votos de um bom fim-de-semana,
 
DS

terça-feira, 9 de abril de 2013

JN com agenda política?

O JN tem hoje uma notícia cujo título é errado. O título da notícia diz "Função pública e pensionistas vão pagar mais IRS em Maio".

Ora, para começar, ninguém PAGA IRS em Maio nem em qualquer outro mês. Nem função pública nem sector privado. Ponto.

O que acontece todos os meses é uma RETENÇÃO na fonte, ou seja, uma estimativa que visa distribuir os pagamentos do IRS durante o ano. O acerto é feito nos meses de Março a Abril do ano seguinte aquando da entrega do modelo 3, o que está a decorrer agora.

Por isso o título da notícia deveria ter sido "Função pública e pensionistas vão RETER mais IRS em Maio" para que aqueles que se limitam a ler os títulos das notícias não fossem enganados.

É por estas e por outras que raramente leio o JN e prefiro o Diário Económico e o Expresso pois são mais rigorosos e não têm agenda política.

Ver também:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3154540

Atentamente,

DS

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A nova constutuição

Aparentemente a constituição Portuguesa mudou e ninguém se apercebeu! Passo a explicar: o artigo 13º que invoca o princípio da igualdade redigia-se na seguinte forma:
 
"Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou
isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem,
religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou
orientação sexual."
 
Mas, aparentemente, agora mudou para:
 
"Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou
isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem,
religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou
orientação sexual.
3. A única excepção aos 2 artigos anteriores serão os funcionários públicos. Estes terão direito a regimes exclusivos de saúde e segurança social, respectivamente, a ADSE e CGA e não poderão vir a ser chamados para sacrifícios a fim de corrigir problemas que colegas seus criaram."

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Decisões do tribunal constitucional

Sem grandes surpresas, o tribunal constitucional decidiu proteger novamente os interesses instalados da função pública.

Os 2 artigos mais importantes que foram chumbados foram no sentido de manter um estado obeso:

1. Corte dos subsídios de férias e de natal aos funcionários públicos;

2. Suspensão dos subsídios de férias e de Natal aos pensionistas (*).

(*) - como é do conhecimento geral, os pensionistas mais bem pagos são os da caixa geral de aposentações, ou seja, ex-funcionários públicos...

Atentamente,

DS

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Regresso à realidade (II)?

Depois da conferência de imprensa de Draghi, os mercados Europeus começaram a anular os ganhos matinais, os quais estão agora completamente desfeitos:
 


Eis o resumo da conferência de imprensa (cortesia do Zerohedge.com pois eu não tenho pachorra para ouvi o sr. Mário Draghi durante 1 hora):
 
• * DRAGHI diz que fraqueza económica ESTENDE-SE PARA INÍCIO DO ANO
• * DRAGHI diz que os riscos para as perspectivas económicas SÃO PARA BAIXO
• * DRAGHI DIZ RECUPERAÇÃO NO 2º SEMESTRE ESTÁ SUJEITO A "RISCOS DE DETERIORAÇÃO"
• * DRAGHI: fraquezas têm vindo a alargarem-se aos países NÃO FRAGMENTADOS
• * DRAGHI diz que BCE vai avaliar os dados e está pronto a agir
 
Como disse o sábio Albert Einstein: "A realidade é meramente uma ilusão; uma ilusão muito persistente"

Ver também:

Regresso à realidade?
 
Cumprimentos,
 
DS

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ben Bernanke: tudo isto é uma cleptocracia

Questionado sobre o efeito riqueza por um congressista, Ben Bernanke parte a loiça toda:

"O efeito riqueza. Ah, certo. Quer saber sobre o efeito riqueza. Bem, vou ser sincero consigo. Tudo isto é uma cleptocracia: o sistema financeiro, o sistema político é uma grande cleptocracia. É esse o real efeito riqueza".

Parecendo encontrar o equilíbrio, Bernanke continuou com uma paixão que surpreendeu o público. "Sabe, eu disse a mim mesmo para apenas repetir a linha do partido por mais um ano para que eu pudesse sair do cargo calmamente e deixar Yellen ou outro dos bajuladores assumir, mas eu percebi que não tenho mais estômago para estas mentiras, o ofuscamento e a pilhagem".
 
"Sim, eu tenho uma pequena posição alinhada no Goldman Sachs depois da minha aposentadoria. Sabe, dar alguns discursos e meter ao bolso um par de milhões de dólares, mas estou cansado todo esse dinheiro sujo". 


Inclinando-se para o microfone, Bernanke perguntou: "Você não está cansada da sujidade de todo o dinheiro que você ganha? Você não está cansada das mentiras que estamos vivendo?".

"Eu devo ser um especialista em economia. Então, eu vou te dizer como o sistema funciona em termos muito simples. Isto,
na verdade, não é diferente do Império Romano. O truque é chegar perto da sede do poder imperial, que no nosso país é o governo federal. Depois, suborna os influentes - há sempre muitos - para que eles lhe concedam privilégios especiais, subsídios, contratos ou um monopólio. Finalmente, você retira uma grande fortuna desta proximidade do poder político/financeiro e então você compra imobiliário para arrendar - sabe, milhares de casas de aluguer, terra, edifícios em Manhattan, obrigações municipais livres de impostos e assim por diante..."

"Foi assim que nós acabamos com os cartéis a mandar em tudo: defesa nacional, saúde, ensino superior e sector financeiro. Você - a nobreza eleita - permitem esta vasta
operação de pilhagem em nome da democracia e do capitalismo Mas todos sabemos que estas são fachadas. A democracia é uma fraude, a nível nacional, mas somos todos muito covardes para confessá-lo"
 
Depois de beber um gole de água, Bernanke diz, "Deixe-me contar um pequeno segredo sobre todas as nossas políticas baseadas em princípios keynesianos. Paul Krugman e eu colocamos máscaras de médicos curandeiros e dançamos ao redor de uma fogueira acenando galinhas mortas e entoando cantigas sem nexo. Isso é o keynesianismo . "


"Isto está irremediavelmente cheio de falhas e é um desastre, por uma razão simples: os keynesianos acham que todo o investimento é produtivo quando, na verdade, a maioria do investimento é improdutivo e acaba em perdas. Mas não é permitido reconhecer
essas perdas porque as pessoas próximas do poder iriam perder"
 

"Como resultado, tudo que fazemos e dizemos aqui em Washington e em Nova York, é uma paródia de uma paródia de uma farsa, um desfile interminável de mentiras e meias-verdades. O Presidente Bush, no seu modo caseiro próprio, disse a verdade quando disse: «Este otário está indo para baixo» Ele se referia à cleptocracia, a fraude todo que vivemos para enriquecer-nos e manter o poder. Já tive o bastante, senhoras e senhores, e esta é a minha última aparição pública como um funcionário da Reserva Federal

PS: dia das mentiras ;-)