terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Confiança do Consumidor volta a descer

O Indice de Confiança do Consumidor (CCI), divulgada hoje pelo "The Conference Board", voltou a cair para mínimos de 13 meses. Em Janeiro, o CCI ficou-se pelos 58.6.

Este é obviamente apenas um indicador entre muitos e com alguma volatilidade mas olhando para o gráfico comparativo com o S&P 500 (ver acima), o futuro não parece ser nada promissor para os mercados:



Votos de um excelente semana,

DS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PSI-20 liquidado no "after hours" da Apple

A empresa tecnológica Apple (AAPL), líder indiscutível deste 2º "sucker rally", perdeu ontem 9.7% na negociação em "after hours" e com volume elevado (6 milhões) para este tipo de mercado. Eis o gráfico com um pequeno anotamento meu sobre a evolução da cotação depois do fecho:



Apesar de ter valorizado 1.8% nas horas normais de negociação - na qual os media se baseiam - a caça aos patos abriu depois disso e o resultado final foi uma queda monumental pois esta desvalorização traduz-se numa perda de capitalização bolsista na ordem dos 47 bilhões de dólares! Em jeito de perspectiva, a Apple perdeu ontem o equivalente à capitalização bolsita do nosso minúsculo PSI-20. É como se todas as empresas do PSI-20 tivessem ido ontem à falência depois do jantar (algumas já estão mas isso é conversa para outro dia...).

Ver também:

Racio "Apple vs Nasdaq" quebra tendência de alta
Eis a linha entre o bull e o bear market

Cumprimentos bearish,

DS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As minhas medidas de austeridade (II parte)

Na sequência do meu 1º post (ver "As minhas medidas de austeridade"), eis mais algumas "medidas" que irei tomar para combater este estado obeso e asfixiante:

5. Continuar a adiar a compra de um carro novo (menos IA, IVA, IC e IRC);
6. Favorecer as estradas nacionais em prol das auto-estradas,  principalmente as ex-SCUT's (menos IVA e IRC);
7. Favorecer os consultórios médicos, clínicas e hospitais privados em prol dos centros de saúde e hospitais públicos. Os privados são obviamente mais caros mas a relação preço/qualidade não deixa qualquer margem para dúvidas (menos taxas moradoras e IVA).

Cumprimentos,

DS

Racio "Apple vs Nasdaq" quebra tendência de alta

Tal como já referi diversas vezes aqui no blog, o rally iniciado em 2009 tem sido liderado principalmente pela Apple (AAPL). Alias, a AAPL é actualmente a acção preferida da maioria dos "hedge funds" pois tem um história de sucesso recente indiscutível.

No entanto, nas últimas semanas o mercado tem vindo a descontar acontecimentos menos positivos para a empresa pois esta já corrigiu mais de 30% desde o seu máximo absoluto (701 USD). A esta correcção não será alheia o facto das suas principais rivais terem conseguido conquistar cota de mercado (principalmente a Samsung) mas julgo que a principal razão poderá ser o descontar de um ambiente macro-económico menos agradável para a empresa...


Eis o gráfico do racio Ratio "Apple vs Nasdaq"desde 2009:



Cumprimentos,

DS

sábado, 19 de janeiro de 2013

As minhas medidas de austeridade

Visto que o actual governo continua a querer - ou está a ser forçado a isso - tirar ao sector privado para manter as mordomias do sector público, eis as minhas mais recentes medidas de austeridade para este ano de 2013:

1. Deixar completamente de ir almoçar ou jantar fora (menos IVA e IRC);
2. Deixar completamente de comprar qualquer tipo de vestuário e calçado (menos IVA e IRC);
3. Deixar de viajar para o estrangeiro (menos importações mas também IVA e IRC);
4. Continuar a comprar um boa parte das mercearias em Espanha (menos IVA e IRC);

Votos de um bom fim-de-semana,

DS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A recuperação do sector da construção em perspectiva...

Hoje foram conhecidos os números relativamente às novas licenças de construção e aos novos início de construção para o mês de Dezembro de 2012.

Relativamente às novas licenças de construção (dos 2, o indicador mais avançado), o número que foi amplamente divulgado pelos órgãos de comunicação foi de mais de 900 mil.

No entanto, para chegar a esse número, o gabinete de estatísticas dos EUA (Census Bureau) usou um método de ajustamentos sazonais. Esse método pretende reduzir picos sazonais mas, na minha opinião, acaba por reduzir a veracidade dos dados...

Felizmente consegui obter dados de novas licenças de construção mensais não ajustados à sazonalidade aí os números não foram tão animadores. Alias, se olharmos para o gráfico abaixo, com um horizonte temporal mais alargado, percebemos que ainda estamos muito longe de valores médios (valores em milhares):




DS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Paul Krugman no "The Daily Show"

...ainda a defender a ideia "Mint The Coin":


Se alguém está a arruinar a sua marca com a ideia da moeda de um trilhão de dólares, não é o não-economista...

DS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Caro Sr. Primeiro Ministro

Caro Sr. Primeiro Ministro,
Sem rodeios, quero transmitir-lhe a minha profunda preocupação pelos sucessivos erros de governação que tem cometido.

Com que então espera conseguir um aumento da receita com este brutal aumento de impostos? Fique desde já sabendo que isso nunca irá acontecer pois, como perguntava Abraham Lincoln,

"Quantas pernas tem um cão se chamar ao rabo perna"?  
"Quatro, porque chamar ao rabo perna não a torna uma perna."

Assim, não será certamente a aumentar indefinidamente os impostos que irá conseguir reduzir o défice e principalmente a dívida. E porquê, perguntará? Simplesmente porque, tal como já foi referido por diversas personalidades nacionais, a economia não aguenta mais e os impostos que irá arrecadar a mais no IRS com estas últimas "medidas", arrecadará a menos no IVA, IA (Imposto Automóvel), nos diversos impostos especiais e no IRC.

Perguntará talvez e novamente porquê? Não há nada mais simples: os Portugueses terão menos rendimento disponível e, por isso, irão consumir bastante menos, o que afectará directamente o IVA, IA e os diversos impostos especiais e indirectamente o IRC pois as empresas dependentes do consumo interno registarão menos vendas e consequentemente menos lucros. Isto tudo para não falar nos efeitos nefastos na já inexistente confiança...

Assim a minha 1ª carta ao Sr. Primeiro Ministro poderá ter sido um erro meu pois não encontro agora tantos motivos para felicitá-lo. Deus queira que eu esteja errado - há alturas em que desejo muito estar errado - pois isso seria bom para Portugal...

Ver também:

Carta ao Sr. Primeiro Ministro 
Cumprimentos,
DS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A moeda da salvação

Consta-se para aí na web, nomeadamente no Twitter que os E.U.A. poderão escapar do lobo mau F.M.I. se o Departamento do Tesouro ordenar a cunhagem de uma moeda de platina no valor de 1.000.000.000.000.000 USD (1 trilhão de USD).
No que diz respeito aos "especialistas" (entre os quais, LOL, Paul Krugman) que defendem esta ideia como último recurso, das duas uma:
  1. Ou não pensaram sequer em averiguar se existe platina suficiente no mercado para satisfazer este bitaite ideia pois se a platina vale 1.560 USD a onça, serão necessárias 641.026 milhões de onças (ou aproximadamente 18 toneladas) de platina para que esta moeda valha 1 trilhão de USD. O problema é que a oferta anual de platina não ultrapassa os 5 milhões de onças, ou seja, seriam precisos apenas 128 mil anos a comprar toda a platina encontrada para conseguir a tal moeda...;
  2. Ou então e ainda mais ridículo que a hipótese anterior, pensam mesmo que lá porque algum incompetente responsável do Departamento do Tesouro se lembrou de cunhar uma qualquer moeda de platina que não tenha as requeridas 641 bilhões de onças mas mesmo assim afirmar que esta vale 1 trilhão de USD, os credores dos E.U.A. irão perfeitamente aceita-la como moeda de pagamento?
Sinceramente, a única hipótese para que esta "ideia" tenha sucesso é a FED aceitar a operação da 2ª hipótese e registar a moeda de platina no seu balancete por 1 trilhão de USD e esperar que todos acreditem... ;-)


Cumpts.
DS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lembram-se da última bolha?

Pois cá está ela a dar sinais de querer rebentar. Temos uma evidente divergência bullish no gráfico semanal da taxa das obrigações do tesouro Americanas que promete fazer mossa da grossa naquela que será a última bolha ainda por rebentar (*). Eis o gráfico que poderá causar o pânico nos ingénuos investidores que acreditam que a dívida dos E.U.A é segura e será paga a tempo e horas:



(*) - Existe também a bolha dos créditos de estudantes nos E.U.A mas essa está, na minha opinião, directamente ligada a esta bolha das obrigações do tesouro Americanas cujas proporções são algo nunca visto.

Ver também:

A última bolha

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Democracias a sério

Finalmente parece ter acabado a novela do abismo fiscal. Embora as "soluções" encontradas não resolvam nada a médio e sobretudo a longo prazo, pelo menos acabou a novela que, diga-se de passagem, era de muito mau gosto...

No entanto, os Americanos podem pelo menos gabar-se de ter algo mais próximo de uma democracia do que nós pois tanto os congressistas republicanos como os democratas poderam votar de acordo com as suas próprias ideias e não as do seu partido como acontece aqui na tugalândia..

Votos de uma excelente semana,

DS