quarta-feira, 22 de maio de 2013

É possível encurralar um mercado?

A história está repleta de casos de tentativas de encurralar um determinado mercado ou até uma determinada acção em particular mas estas acabaram sempre por fracassar. Eis as mais recentes:

  • Em Julho de 2010, o fundo de risco "Armajaro" tentou encurralar o mercado de cacau. Resultado: as cotações subiram aproximadamente 20% até ao final do mês de Fevereiro de 2011 mas tiveram um colapso de quase 50% nos meses seguintes;
  • Em Outubro de 2008, a Porsche tentou controlar a totalidade do capital da Volkswagen  encurralando as suas acções mas deu-se mal pois o esquema só durou uns dias e o seu director geral acabaria por se demitir;
  • A partir da primavera de 1993, o Sr. Yasuo Hamanakada da Sumitomo tentou encurralar o mercado do cobre, conseguindo controlar 5% deste. Teve até a ajuda da Merril Lynch que, através de um director, abriu uma conta com uma linha de crédito de 500 milhões de dólares para a Global Minerals and Metals e a sua holding, a Sumitomo. No entanto, o esquema só funcionou até Janeiro de 1995. Depois disso, o preço do cobre colapsou 60%.
  • Em 1979, os irmãos Hunt (Nelson Bunker Hunt e William Herbert Hunt) tentaram também eles encurralar o mercado mundial da prata, chegando a controlar os direitos de mais de metade da oferta mundial de prata. O preço da prata subiu então de 11 USD em Setembro de 1979 para quase 50 USD a onça em Janeiro de 1980. Mais uma vez, 2 meses depois (em Março de 1980) os preços colapsaram novamente para o nível de 11 USD a onça devido a mudanças mas regras de compra de matérias primas com contas margens.
Será que a FED conseguirá um resultado diferente? Sinceramente não me parece...
Cumprimentos,

DS

Sem comentários:

Enviar um comentário