quinta-feira, 7 de março de 2013

Divergência bearish no S&P 500?

Muitas vezes estamos tão absorvidos com tarefas do dia a dia que nos esquecemos de olhar para a "big picture". Isso acontece muito em análise técnica: há que olhar para os diversos gráficos horários (de 1, 3 ou mais horas), os diários e os semanais. Estes são aqueles para os quais mais vezes olhamos e como base nos quais tomamos decisões.

O problema é que quanto menor for a frequência maior será o ruído no gráfico. E quanto mais ruído maior será a probabilidade de tomar decisões erradas. É por isso que, ocasionalmente, é preciso analisar os gráficos mensais.

Foi isso que fiz ontem à noite e valeu bem a pena pois aqui o ruído é praticamente inexistente o que me permite tomar melhores decisões. Acutalmente eu preciso de saber quais as probabilidades de os mercados continuarem a subir. Ou seja, quais as probabilidades de o S&P 500 quebrar em alta a sua última resistência - 1550 USD - antes de retomar o bull market interrompido em 2000. Vejamos então o gráfico mensal do S&P 500 dos últimos 5 anos:


Como se pode ver no gráfico, houve uma divergência bullish entre Novembro de 2008 e Março de 2009, altura em que este rally começou. Para além disso, desde Setembro de 2012 que existe a possibilidade de uma divergência bearish. No entanto, vamos ter de esperar pelo menos até ao final do mês de Abril para que o padrão se confirme pois este mês já temos um máximo superior ao de Fevereiro pelo que só se o máximo do mês de Abril for inferior ao máximo do mês de Março é que poderemos considerar a divergência como confirmada.

Como se pode ver nos gráficos abaixo, essas divergências nos gráficos mensais não devem ser ignoradas pois, antes de 2008, tivemos também uma divergência bearish entre os meses de Maio e Setembro de 2007 seguida do crash do "subprime"... Eis o gráfico:


Entre os meses de Março e Julho de 1998 e os meses de Dezembro de 1999 e Agosto de 2000 também tivemos divergências bearish e já se sabe o que aconteceu depois desses 2 períodos:


Cumprimentos,

DS