segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013

Quero desejar aos leitores do blog Dax Speculator umas boas entradas para o novo ano, na esperança que 2013 seja um ano muito melhor do que 2012 em matérias como economia e emprego.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Indice de Confiança do Consumidor tomba em Dezembro

O The Conference Board (*) divulgou ontem o seu Indice de Confiança do Consumidor relativamente ao mês de Dezembro e asseguro-vos que não foi nada bom.

Para começar, o valor final para Novembro foi revisto em baixa de 73.7 para 71.5. Depois, o valor do índice relativamente ao mês de Dezembro foi de 65.1. Ou seja, estamos a falar de uma queda de 12% relativamente ao valor divulgado em Novembro (73.7). Já o índice das expectativas do consumidor ("Expectations Index"), que é o mais avançado, tombou dos 80.9 - já revistos em baixa - para os 66.5, uma monstruosa queda de 18%!

Se comparamos a evolução do S&P500 com o índice das expectativas do consumidor desde 1997, percebemos que, das duas uma, ou os mercados estão completamente desfasados da realidade económica ou o "The Conference Board" anda a medir mal a confiança dos consumidores:


Escolham quem está certo à vossa responsabilidade. O máximo que posso fazer é dar uma dica: olhem para o que aconteceu em 2007...

(*) - O "The Conference Board" é uma associação de estudos económicos global, independente e de interesse público cuja missão é única e exclusivamente a de fornecer às principais organizações do mundo o conhecimento prático de que necessitam para melhorar o seu desempenho e melhor servir à sociedade.

Votos de um excelente 2013!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A última bolha

Nos últimos dias tenho-me questionado sobre qual poderá ser o catalisador das fortes correcções que espero para os mercados accionistas em 2013.

Pois bem, acabei de ler um artigo no BusinessInsider.com que me fez logo perceber que só poderiam ser as obrigações do tesouro Americanas que estão em "bull market" desde 1980, ou seja, há precisamente 33 anos! Não me vou alongar mais para já mas esta é, na minha opinião, a última bolha que ainda não rebentou mas que, como sempre, irá rebentar. E sinto que não irá demorar muito...

Votos de um excelente Natal,

DS

Feliz Natal

Quero apenas deixar alguns comentários sobre os mercados e desejar-vos um feliz Natal.

Relativamente aos mercados, liquidei este mês todas as minhas posições longas no Ouro. Posso estar errado mas parece-me muito provável a ocorrência de um correcção significativa. Pelo menos é o que me dizem a minha intuição e análise de Elliot: o 1-2-3-4-5 está quase completo e é provável que a sub-w5 seja truncada...

Também tenho uma pequena posição curta no Nasdaq 100 mas aqui o padrão poderá ser de início de uma terrível WC (ver Nasdaq vs Nikkei)...

Votos de um feliz Natal.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O típico comprador tuga

Nos últimos meses tenho anunciado alguns artigos em 2° mão no Olx e chego à conclusão que o típico comprador tuga possiu as seguintes características:

1. Não percebe patavina de mercados e respectiva lei da oferta/procura;
2. Experimenta - como diz o Nilton - todo o tipo de chico-espertices a fim de tentar aproximar o preço à dimensão reduzida do seu bolso;
3. É avantagado em treta mas deficitário em "cash".

Cumprimentos,

DS

Mais fotos de Copenhaga

Por ordem de aparência, eis mais 3 atracções a não perder em Copenhaga: a pequena sereia, o velho moinho Holandês na fortaleza Kastellet - a mais antiga do mundo ainda em funcionamento - e o castelo de Rosenborg:






DS

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Copenhaga ao rubro

Estou a regressar de uns merecidos dias de férias em Copenhaga, capital da Dinamarca, e sinceramente superaram as minhas expectativas em tudos os aspectos. Eles têm uma economia a literalmente a "bombar" e elas são umas verdadeiras "bombas"...! ;-)

Fora de brincadeiras, não vi nenhuma crise em Copenhaga. Muito pelo contrário, vi uma consumo interno impressionante e uma moeda fraca - o euro valia 7.45 coroas Dinamarquesas - que deve facilitar muito as exportações. Nada mais simples do que isso mas aqui em PorTUGAl os espertalhões decisores/especialistas/oportunistas gostam de inventar e brincar aos euros...!

Mudando de assunto, para quem pensa ir visitar Copenhaga, não deixem de ver o Tivoli - um dos maiores e mais antigos parques de diversões da Europa - e não percam a excelente gastronomia Dinamarquesa. Deixo-vos algumas fotos do Tivoli:




 



DS

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Nasdaq contra Nikkei

Ontem estive a fazer um exercício no mínimo interessante: comparar a evolução do Nikkei 225 desde 1987 até ao passado mês de Novembro com a do Nasdaq desde 1998 até ao passado mês de Novembro. Em ambos os índices decidi iniciar a comparação 2 anos antes do rebentamento das respectivas bolhas apenas para melhorar o efeito visual.  Eis o gráfico:


Como é visível no gráfico acima, a 1ª onda da fase correctiva da bolha (WA) dos 2 índices foi muito similar. Já a 2ª onda da correcção da bolha (WB) foi, para já, mais prolongada e ampla no Nasdaq do que no Nikkei. Digo para já pois nada nos diz - havendo no entanto algumas indicações que tal irá suceder em breve - que a WB do Nasdaq tenha acabado. Para além disso, a WB do Nikkei terá sido irregular. Tudo está de acordo com as regras da Teoria de Ondas de Elliot.

Se a minha análise estiver certa, depois da WB o Nasdaq iniciará uma correcção (a WC) que o levará no mínimo aos valores de Setembro de 2002, ou seja, à zona dos 1172 USD!

Votos de um excelente fim-de-semana,

DS