sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Indice de Confiança do Consumidor tomba em Dezembro

O The Conference Board (*) divulgou ontem o seu Indice de Confiança do Consumidor relativamente ao mês de Dezembro e asseguro-vos que não foi nada bom.

Para começar, o valor final para Novembro foi revisto em baixa de 73.7 para 71.5. Depois, o valor do índice relativamente ao mês de Dezembro foi de 65.1. Ou seja, estamos a falar de uma queda de 12% relativamente ao valor divulgado em Novembro (73.7). Já o índice das expectativas do consumidor ("Expectations Index"), que é o mais avançado, tombou dos 80.9 - já revistos em baixa - para os 66.5, uma monstruosa queda de 18%!

Se comparamos a evolução do S&P500 com o índice das expectativas do consumidor desde 1997, percebemos que, das duas uma, ou os mercados estão completamente desfasados da realidade económica ou o "The Conference Board" anda a medir mal a confiança dos consumidores:


Escolham quem está certo à vossa responsabilidade. O máximo que posso fazer é dar uma dica: olhem para o que aconteceu em 2007...

(*) - O "The Conference Board" é uma associação de estudos económicos global, independente e de interesse público cuja missão é única e exclusivamente a de fornecer às principais organizações do mundo o conhecimento prático de que necessitam para melhorar o seu desempenho e melhor servir à sociedade.

Votos de um excelente 2013!

Sem comentários:

Enviar um comentário