quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Presupostos errados...

...levam normalmente a conclusões erradas. Este parece ser o caso da última análise do site Chart Of The Day, na qual se compara a performance e duração de todos os rally's do índice Dow Jones Industrial desde 1900.

O problema é que assumem que o actual rally começou apenas em Outubro de 2011. Este é, na minha opinião, um pressuposto errado pois o rally terá começado em Março de 2009 e não no 2º semestre de 2011.

Na correcção de Outubro de 2011 não houve sequer um "lower high" (como houve, por exemplo, em Maio de 2008 e Maio de 2001) pelo que não se considerar o fim do rally. Por isso, essa correcção terá sido por ordem decrescente de probabilidades:
  1. O início de um movimento correctivo em A-B (fase actual)-C, tal como definido pela teoria de Ralph Nelson Elliot;
  2. Apenas uma correcção normal.
Se considerarmos a 1ª opção (a mais provável), então tivemos um rally perfeitamente dentro do normal:


Se considerarmos a 2ª opção, então estamos a ter um rally mais prolongado do que o normal:


Concluindo, a Internet é um óptima fonte de conhecimento mas é preciso filtrar muito bem a informação pois existe uma enorme pressão nos sites para que estes estejam constantemente a publicar coisas pois, caso contrário, vão descendo de importância para os motores de busca. E quando mais pressão houver, mais erros se cometem.

Eu tenho resistido a essa pressão pois não dependo das receitas do blog para viver. De qualquer forma, sempre que virem um anúncio que vos agrade, podem clicar que não morde... ;-)

Votos de uma excelente semana,

DS

Sem comentários:

Enviar um comentário