quarta-feira, 27 de abril de 2011

Indices reagem

Na minha penúltima mensagem (ver "S&P 500 no fio da navalha"), identifiquei o nível dos 1300$ como crítico para a continuação da festa...perdão do rally.

No passado dia 18 de Abril, o S&P 500 atingiu os 1295$ e reagiu em alta. Tecnicamente, estamos perante um Head & Shoulders (H&S) invertido na maioria dos índices Americanos (S&P 500, Nasdaq Composite e Dow Jones Industrial).

No Nasdaq Composite em particular, o padrão foi confirmado com a quebra em alta da neckline, nos 2824$. Existe a possibilidade de o índice testar essa mesma neckline nos próximos dias. Eis o gráfico (cortesia da StockCharts):


O volume é elevado no ombro esquerdo e na cabeça, como manda a lei, mas o problema deste H&S, na minha humilde opinião, é que não tem nada para inverter. Um padrão de inversão é suposto inverter uma tendência, nem que seja de curto prazo. Neste caso, deveríamos ter uma tendência de queda no curto prazo mas não temos.

O último H&S invertido mas sem nada para inverter no Nasdaq Composite apareceu no 1º trimestre de 2006 e, curiosamente, também tinha uma neckline a subir, o que indicia uma performance fraca:


Depois da quebra em alta, este viria a revelar-se uma "failure" e, de seguida, a performance foi uma queda de 15% (não totalmente visível no gráfico acima) pelo que aconselho algum cuidado a negociar este H&S invertido...

Cumprimentos,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário