sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mentalidade de passarinho

Esta foi para mim a anedota do dia: "Preço do ouro obriga a trabalhar sem lucro"!

Meus caros, se não conseguem ganhar dinheiro com o ouro a subir o que será quando ele começar a descer (*)? Mais vale fecharem as portas enquanto é tempo e irem cantar uns fados...

Já a anedota de ontem foi o facto de o BCE (não é gralha) diluir os seus "accionistas" em 50%. Era um aumento de capital mais do que esperado pois o BCE tem assumido recentemente o papel de credor de última instância e isso tem obviamente custos para o seu balancete. É isso que acontece quando se pratica uma política monetária reactiva e não pro-activa. Resta saber como irão os bancos centrais ("accionistas" do BCE) conseguir o dinheiro? Vender ouro ou pedir aos seus accionistas, os bancos comerciais? Estão a ver onde quero chegar...!?

Mas a FED não é melhor pois ainda não percebeu que, apesar de o seu QE1 ter sido fundamental para evitar uma depressão económica, o seu QE2 irá muito provavelmente ser uma repetição dos erros passados: adiar a correcção dos excessos, fomentando o aumento dos preços dos activos com a inevitável - nem a FED nem ninguém consegue evitar o rebentamento das crises - consequência de aumentar exponencialmente a gravidade destas quando rebentam!

(*) - Quando (e não se) isso acontecer, não será da mesma forma que tem vindo a subir: será violento pois todos os maníacos do ouro tentarão sair pela mesma porta que se revelará certamente demasiado pequena!

Votos de um bom fim-de-semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário