segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Diamante no Citibank?

O Citibank foi uma das instituições bancárias que mais sofreu nesta crise: desceu de uma capitalização bolsista de 237 mil milhões de dólares em Outubro 2007 para uns meros 5.8 mil milhões de dólares no passado mês de Março (um tombo de 98%!) e só não foi à falência graças ao generoso contribuinte Americano.

Entretanto e desde aí, o Citi conseguiu recuperar quase metade dessas perdas e encontra-se actualmente com uma capitalização bolsista de 106 mil milhões de dólares. No entanto, o banco continua com uma gigantesca e problemática carteira de créditos no seu balanço pelo que me parece que parte do sofrimento terá sido apenas adiada...


Em termos técnicos, o Citi está a formar um diamante que, a ser quebrado em baixa, o projectará rapidamente (depois de activados, os diamantes costumam ser muito voláteis) para os 3.7 USD. Como se pode ver no gráfico (cortesia da MarketWatch), o volume decresce ao longo do padrão:




Já agora e para finalizar, deixo-vos o link de um excelente artigo do The New York Times sobre o que aconteceu às capitalizações bolsistas dos maiores bancos Americanos: How the Giants of Finance Shrunk, Then Grew, Under the Financial Crisis.

Votos de uma boa semana,

Dax Speculator