quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SONAE EM MODO BULLISH

A Sonae SGPS SA (Sonae) é uma holding baseada em Portugal que controla e gere uma carteira de empresas, divididas em 3 ramos: distribuição, centros comerciais e telecomunicações. O seu portfolio de negócios consiste na Sonae Distribuição SGPS SA que opera no ramo de retalho alimentar e não alimentar, na Sonae Sierra SGPS SA que detém, gere e desenvolve centros comerciais e, finalmente, na Sonaecom SGPS SA que fornece serviços de telecomunicações móveis e fixos e de multimédia. A Sonae está sediada na Maia, em Portugal.

No aspecto fundamental, destaque positivo para o excelente retorno sobre capitais próprios médio dos últimos 5 anos - 27.55% - e negativo para a elevada dívida de longo prazo que ronda os 250 vezes o capital próprio. As elevadas dívidas de longo prazo das cotadas Portuguesas são, no actual ambiente, penalizadoras.

Em termos técnicos, a Sonae está muito bullish tanto no diário como semanal. No semanal, quebrou recentemente (na 1ª semana de Janeiro) o canal descendente que vinha limitando a sua cotação desde Dezembro de 2007. Eis o gráfico:




O objectivo desta importante quebra situa-se no intervalo [0.62; 0.65] que é, "por coincidência", o último suporte significativo quebrado.

No diário, tivemos também, recentemente, acontecimentos bullish: a Sonae quebrou em alta um triângulo descendente, algo que não é muito usual mas que costuma ser muito poderoso. O objectivo deste breakout está muito perto do da quebra do canal descendente: 0.6€:




Bons investimentos,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário