quarta-feira, 30 de abril de 2008

OBJECTIVOS DO BLOG (II)

Bom dia,

Hoje vou fazer uma adenda à 1ª mensagem do blog, em Setembro de 2007, intitulada "OS OBJECTIVOS DO BLOG / THE BLOG'S PURPOSE".

Tal como referido na altura, o objectivo principal do blog é especular sobre o possível sentido dos mercados de capitais. Na altura referi apenas os mercados Europeus e Americanos. Pois o objectivo do blog é ser global e especular em qualquer mercado financeiro, como tem acontecido com o FOREX, matérias primas, acções individuais ou índices de acções.

No entanto, nos últimos meses, o blog tem servido para muito mais. Resumindo então, os principais objectivos do blog são:
  1. Especular sobre qualquer mercado financeiro, seja ele de acções, de moedas ou até de dívida;
  2. Passar conhecimentos de análise técnica e fundamental para todos os que julgarem estes conhecimentos úteis e oportunos;
  3. Servir-me de bloco de apontamentos para posteriores consultas ou revisões de algumas matérias e/ou conceitos.

Finalmente, aproveito para salientar que o Ouro fez ontem o downside breakout (quebrou em baixa) dos 888 activando assim o seu H&S (ver mais em "ANALISE TECNICA DO OURO").


PS:
o blog tem agora do seu lado direito uma área de destaques a partir da qual se pode reler ou consultar aquelas mensagens ou aquelas análises que considero serem de referência.


Bons negócios,

Dax Speculator

terça-feira, 29 de abril de 2008

A BUFFETTOLOGIA (PARTE I)

Boa tarde,

A partir de hoje e ocasionalmente irei abordar a "Buffettologia" aqui no blog. Porquê? Porque pretendo partilhar esta ciência que Warren Buffett desenvolveu desde a década de 70 até aos dias de hoje e que consiste, resumidamente, em investir na perspectiva do negócio.

E em que consiste o investimento na perspectiva do negócio? Trata-se, muito resumidamente, de:

  1. Esperar que o mercado desvalorize em vez de rezar para que suba, de modo a poder comprar partes significativas de empresas cotadas de que estava à espera de ser accionista;
  2. Ter o pensamento orientado à análise do negócio e perceber que a razão mais estúpida para ter uma acção é acreditar que esta vai subir na próxima semana;
  3. Deixar de comprar uma acção na esperança de uma valorização de 25% em 6 meses para investir num negócio que estima lhe dará 1 taxa de rentabilidade anual de 15% ou mais nos próximos 5 ou 10 anos;
  4. Aprender que a diversificação serve apenas para as pessoas se protegerem da sua própria estupidez;
  5. Ter grandes ideias de investimento quando fizer compras no supermercado;
  6. Descobrir que a "Pipi das Meias Altas" e o seu corretor podem ser bastante optimistas mas nenhum deles tem muitos conhecimentos de finanças;
  7. Perceber porque uma acção cotada a 100€ pode estar barata e que uma outra a 10€ pode estar brutalmente cara;
  8. Finalmente, começar a pensar em acções como se fossem obrigações com uma taxa de juro variável.

Dax Speculator já domina os pontos 1,2,4,6 e 7 e aplica-os sempre ou quase sempre nas suas análises de investimento. No entanto falta-lhe ainda assimilar e, mais difícil ainda, aplicar os outros 4 princípios base - os pontos 3,5 e 8 - antes de comprar ou vender determinada acção...

Bons negócios,

Dax Speculator

segunda-feira, 28 de abril de 2008

DESTAQUES DA SEMANA

A semana passada o mercado foi "supreendido" com os dados do IFO que sairam abaixo do esperado pelo mercado. O clima de negócios IFO saiu a 102.4 , o nível mais baixo em mais de 2 anos, mais precisamente desde Janeiro de 2006 (ver gráfico):




Para a próxima semana teremos em destaque:

  • Dia 30 de Abril, o anúncio do PIB Americano para o 1º trimestre (0,3% é o esperado) e do FOMC (Federal Open Market Committee) sobre a taxa de juro (2% é o esperado);
  • Dia 1 de Maio é divulgado o valor ISM Manufacturing Survey para o qual é esperado um valor de 48 (valores abaixo dos 50 são de uma economia em contracção e acima em expansão);
  • Finalmente no dia 2 de Maio é anunciado o valor dos Non-Farm Payrolls relativos a Abril (espera-se que tenha sido destruidos 75,000 empregos) que mesmo sendo um indicador lagging, mexe sempre com os mercados.

Boa semana,

Dax Speculator

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Breakout!

Boa tarde,

Queria apenas assinalar que a cunha ascendente no EUR/USD (ver "CUNHA ASCENDENTE") está a ser hoje quebrada em baixa e, assim, activada (ver gráfico):



Quais foram os motivos que leveram a esta súbita interrupção da tendência altista? O trigger foi indicador Alemão IFO, não fosse a Alemanha a maior economia Europeia. Mas os motivos esses são amplamente conhecidos por investidores e especuladores bem informados:

Se a economia Americana arrefece, a economia Europeia também irá certamente arrefecer e tudo o resto são cantigas de embalar. Ora, com a economia da zona Euro a arrefecer, o Sr. Trichet irá certamente ter que fazer mais algo para além de defender um indicador lagger (atrasado) como o é a inflação...

Bons negócios,

Dax Speculator

PARA ONDE VAI O CRUDE?

Para finalizar o ponto 3 de "QUE TENDENCIAS SEGUIR?", hoje vamos especular sobre a evolução das cotações do petroleo nas próximas semanas e até meses.

No que diz respeito aos fundamentais, estes sofrem de alguns sintomas semelhantes ao Ouro (ver "WHY THE DOWNSIDE IN GOLD?" ), nomeadamente:

  • O aumento da oferta em virtude de novos poços que foram descobertos nos últimos 2/3 anos e que só tem vindo a surtir efeito ultimamente: como tive oportunidade de referir na altura, desde o momento em que se faz a descoberta de um poço até à altura em que se começa a extrair de lá petroleo temos um desfasamento temporal significativo devido ao tempo que leva o licenciamento, eventuais estudos de impacto ambiental e construção das gigantescas infra-estruturas de exploração. Por isso também os muitos poços descobertos este ano só irão fazer parte da oferta daqui a 1 ano ou mais;
  • A diminuição da procura devido ao abrandamento económico que se tem vindo a sentir, para já principalmente no bloco anglo-saxónico.

Do lado técnico, o crude tem um gráfico menos bearish do que o Ouro mas apresenta uma notável perda de momentum e fez ontem um spinning top indicando a indecisão do mercado (ver gráfico):





Bons negócios,

Dax Speculator




/*** English translation ***/

To finish paragraph 3 of "QUE TENDENCIAS SEGUIR?" (WHAT TRENDS TO FOLLOW?) detailed analysis, we will today speculate on the evolution of oil prices in the coming weeks and even months.

In regards to Crude fundamentals, they suffer from some similar symptoms of Gold (see "WHY THE DOWNSIDE IN GOLD?"):

  • The increase in supply due to new wells that were discovered in the last 2/3 years and that has only been added to supply lately: as I already said, from the moment the crude oil reserve is discovered to the point at which that oil gets in the market, we have a considerable time lag. This is due to the licensing process, environmental impact assessment and the construction of huge exploitation infrastructures. Also, many wells discovered this year will only be part of the bid in a 1 year or even more;
  • The decline in demand due to economic slowdown that has been actually felt mainly in the Anglo-Saxon block.

From the technical side, Crude Oil has a less bearish chart than Gold. But we can see a remarkable loss of momentum and, yesterday, a spinning top indicating the indecision of the market (see chart above).

Best trades ,

Dax Speculator

segunda-feira, 21 de abril de 2008

ANALISE TECNICA DO OURO

Depois de ter desenvolvido os pontos 1 e 2 de "QUE TENDENCIAS SEGUIR?" na semana passada e conforme prometido, vou hoje abordar mais detalhe o ponto 3. Vou falar-vos do Ouro, ficando o Crude para outro dia. Irei focar-me sobretudo na análise técnica visto já ter exposto os aspectos fundamentais que deverão influenciar as cotações do metal precioso em "WHY THE DOWNSIDE IN GOLD?".


Porém, antes de entrarmos na AT, quero clarificar alguns aspectos muito importante do Ouro. Nomeadamente, no que diz respeito à sua "dupla personalidade":


  1. O metal precioso tem a particularidade única de constituir uma parte importante das reservas dos maiores bancos centrais, a par de moedas de referência tais como o Dólar Americano (USD), o Euro (EUR), o Yen (JPY) e a Libra Inglesa (GBP). O metal dourado é por isso considerado uma contrapartida monetária e anti-inflaccionista. O maior detentor de Ouro a nível mundial são, actualmente e naturalmente, os EUA;

  2. Paralelamente o Ouro é uma matéria prima e, como tal, tem de ser extraído e estar também de certa forma sujeito às leis da oferta e da procura;

Penso ser esta "dupla personalidade" acima descrita que torna a evolução da sua cotação tão volátil. Quem quiser saber mais sobre o Ouro, pode fazê-lo aqui na Wikipedia.

Vamos agora explorar a AT. Em "HIGH WAVE IN GOLD!", já tinha chamado atenção para a importância e o perigo de uma vela high wave em topos. O facto da vela estar num gráfico semanal reforça ainda mais a sua importância pois time frames superiores sobrepõem-se a time frames inferiores. O mercado "viu" a vela e "fugiu", fazendo com que o Ouro caísse mais de 10% numa semana, o pior desempenho semanal desde 1990.

Hoje vamos falar de um possível Head & Shoulders no gráfico diário que, a ser activado, fará com que o metal dourado corriga muito provavelmente até à zona dos 780, ver gráfico:





Atenção que este padrão só será activado e logo válido com um fecho abaixo dos 888 mas parece-me que isso está para breve... ;-)

Bons negócios,

Dax Speculator

quinta-feira, 17 de abril de 2008

CUNHA ASCENDENTE?

Tendo em conta que na última sondagem ficou claro que a maioria dos leitores preferem a análise técnica, irei a partir de hoje dar maior ênfase à AT aqui no blog. Por isso hoje vou acrescentar algumas considerações à análise técnica feita no final de "LONG TERM TOP IN EURO ( ENGLISH)").

Em 1º lugar vou considerar o cash e não o contrato de futuros para desenhar a cunha, ficando assim o desenho ligeiramente diferente (ver gráfico abaixo):



Em 2º lugar, há várias considerações importante a fazer neste padrão:

  1. O volume diminui ao longo da cunha, o que reforça a validade e a probabilidade de uma correcção maior;
  2. Tendo em conta o normal comportamento do padrão, a activação deste - o breakout - deverá ocorrer até ao final da próxima semana;
  3. Depois do breakout, a possibilidade de retest/pullback é média, ligeiramente acima dos 50%;
  4. O target mínimo é a base da cunha mas, tendo em conta o ponto n.º 1, deverá ir mais abaixo.

Finalmente, há também a possibilidade de não estarmos perante uma cunha ascendente mas sim um triângulo ascendente. As vezes a AT tem destas coisas e, nestas alturas, há que arriscar e tomar partido. Eu já tomei o meu mas, como é óbvio, posso estar errado.

Bons negócios,

Dax Speculator

quarta-feira, 16 de abril de 2008

O QUE MOVE O FOREX?

Hoje irei abordar o maior mercado financeiro do mundo, o FOREX!

Será uma forma de, também eu, refrescar as minhas ideias acerca deste mercado que parece tão complexo mas, que afinal de contas, não o é assim tanto bastando para isso perceber quais as suas bases e fundamentos.

Explicarei mais à frente quais as variáveis que mais o influenciam. Mas primeiro vamos a uma pequena introdução:

O FOREX (FOReign EXchange) nasceu da necessidade de se criar um mercado regulamentado - sim porque ficou provado recentemente que os mercados não regulamentados são um erro - para o câmbio de moedas. O FOREX movimentava no final de 2007 mais de 3.2 trilhões de dólares por dia (ver mais pormenores na Wikipedia). É um mercado de tubarões de todas as espécies tais como bancos de investimento internacionais, bancos centrais, empresas multinacionais, governos e outras grandes instituições.

Vamos agora abordar os factores mais condicionantes do FOREX no médio e longo prazo. Estes são, por ordem decrescente de importância:

  1. Cash flows internacionais, ou seja, a lei da procura e da oferta. Esta é, sem dúvida, a variável que mais infuencia os câmbios das moedas mas que é, por sua vez, influenciada por algumas das outras que irei descrever abaixo;
  2. Espectativas de inflação a nível global sendo que quanto maior for essa espectativa, maior será a espectativa de um dólar fraco e de commodities fortes;
  3. Espectativas de inflação, taxas de juro e balança comercial a nível local sendo que quanto maior for essa espectativa, maior será a probabilidade de força relativa para a moeda local;
  4. Espectativas relativamente à evolução da economia local e confiança no respectivo sistema financeiro.

Finalmente existem também factores de ordem técnica (análise técnica) condicionantes do curto e até do médio prazo das cotações dos câmbios no FOREX, principalmente nos câmbios mais negociados.

Bons negócios,

Dax Speculator

terça-feira, 15 de abril de 2008

FEEDS ESSENCIAIS

Boa tarde,

A partir de hoje o blog terá uma área do lado direito com os feeds que considero essenciais para "alimentar" o blog dinamicamente.

Bons negócios,

Dax Speculator

sexta-feira, 11 de abril de 2008

LONG TERM TOP IN EURO (ENGLISH)?

Today I will continue and complete yesterday's Euro index technical analysis that was written in Portuguese (I will later launch a poll about what is the better/prefered way to translate my posts to English). This is a currency that has broken values that were unthinkable 4 or 5 years ago.

I'm focusing on technical analysis because the fundamental analysis has already been addressed relatively to the US Dollar - which is inversely related to the Euro - "THE US DOLLAR".

Let's do it!

It is my beleave that the Euro index (as well as the majority of the high yield currencies) is forming a rounded top. Only time will confirm the importance of this rounded top in the long term but in the medium term we have 2 bearish reversal Candlesticks patterns to confirm it (see chart here):
  1. A Bearish Evening Doji Star whose reliability is high and that, despite have 2 doji is valid (can have up to 3 dojis);
  2. A Bearish Harami whose reliability is medium.

But there is more bearish signs that the upside move is over (see chart):

  1. A falling volume since mid March;
  2. A Rising Wedge also forming since mid March.




Good trades,

Dax Speculator

quinta-feira, 10 de abril de 2008

LONG TERM TOP IN EURO?

Na sequência do post "QUE TENDÊNCIAS SEGUIR?", abordei ontem ("WHAT TO EXPECT?") o ponto 1 procurando inferir sobre quais os vários factores de ordem fundamental bullish e bearish para os mercados Europeus e Americanos, particularmente (DAX) e (SPX), sem entrar ainda na análise técnica.

Pois hoje irei analisar tecnicamente o Euro, uma moeda que tem quebrado valores que eram impensáveis há meia dúzia de anos atrás. Entrarei mais na análise técnica porque a análise fundamental já foi por mim suficientemente abordada no US Dollar - que tem naturalmente uma evolução inversamente proporcional ao Euro - em "THE US DOLLAR".

Tal como referido anteriormente no ponto 2 de "QUE TENDÊNCIAS SEGUIR?", tecnicamente, estamos na presença de um topo arrendondado de longo prazo. Só o tempo confirmará a importância deste topo no longo prazo mas no médio prazo temos 2 padrões de inversão de Candlesticks a querer confirmá-lo (ver gráfico):
  1. Um "Bearish Evening Doji Star" cuja fiabilidade é alta e que, apesar de ter 2 doji, é válido (pode ter até 3 dojis);
  2. Um "Bearish Harami" cuja fiabilidade é média.





Conselho: para tomarmos determinada posição especulativa nos mercados financeiros temos que ter análises de ordem fundamental e técnica favorável a essa posição e um plano de trading.


Bom dia,

Dax Speculator

terça-feira, 8 de abril de 2008

WHAT TO EXPECT?

Em 11 de Março alertei para a possibilidade de estarmos perante um forte rally /short covering ("The expected rallye is here").

Hoje debruçar-me-ei sobre quais as probabilidades deste rallye ter sucesso no médio e longo prazo e responder assim à questão que deverá estar na mente da maior parte dos investidores: se o rally é para durar ou não?

É impossível ter certezas na resposta a esta última questão mas é sempre possível e aconselhável estimar as respectivas probabilidades tendo em consideração os factores a favor e contra e agir em conformidade, não fosse essa a arte de especular!





Os factores para voltar a subir são:


  • Eleições Americanas em Novembro. É sabido que existe o chamado ciclo presidencial nos mercados de capitiais e está mais que provado que este é um dos mais importantes ciclos e tem a duração de 4 anos;
  • A FED está e irá continuar a fazer tudo o que está ao seu alcance para suportar o sistema financeiro e a economia (estas acções da FED são mais um adiamento dos problemas e não a resolução destes mas isso agora não é o tema);
  • Europeu de Futebol em Junho e, sobretudo os Jogos Olímpicos na China em Agosto;
  • Forte referência e suporte nos 38.2% de Fibonacci ("38.2%!");
  • Possível descida da inflação através da descida das componentes relativas à energia e matérias-primas.



Os factores para continuar a descer são:



  • Economia Americana muito débil com os sectores da construção, financeiro e serviços relacionados já em recessão;
  • Espectro de mais falências e perdas no sector financeiro;
  • Resultados corporativos deverão continuar sobre pressão devido à previsível redução do crescimento do consumo causado pelo aumento do desemprego e dificuldade em aumentar ou mesmo manter o nível de endividamento;
  • Quebra de importantes referências nos principais índices, nomeadamente a zona dos [1430;1470] no S&P500.




English:


On March 11, I've alerted to the possibility of a coming strong rally / short covering ("The expected rallye is here").

Today I will focus on what are the chances of this rally to succeed in the medium and long term and thus respond to the question that may be on the mind of most investors: if the rally is to continue or not?

It is impossible to be certain answering to this question but it is always possible and advisable to know the probabilities and taking into account the factors for and against and act accordingly, as a speculator!




The factors for the markets to continue with upside bias are:


  • The American elections in November. It is well known that there is the so-called presidential cycle, one of the most important market cycles with a 4 years period;
  • The FED is, and will continue to do everything that is in its power to support the financial system and economy (these actions of the FED are a further postponement of the problems and not the resolution of these but that is not the subject now);
  • European Football Cup in June and, more important yet, the Olympic Games in China in August;
  • Strong reference and support at the 38.2% Fibonacci retracement ("38.2%!");
  • Possible decrease of inflation by the fall of commodities and energies.


The factors for the markets to continue with downside bias are:

  • The American economy is very weak with the construction, financial and related services sectors already in recession;
  • Spectrum of more bankruptcies and losses in the financial sector;
  • Corporate earnings should continue to be on pressure due to the anticipated reduction in the growth of consumption caused by rising unemployment and difficulties in maintaining or even increasing the level of debt;
  • Breakout of important references and supports in major indexes as with the area of [1430, 1470] in the S&P500.

Best Regards,

Dax Speculator

segunda-feira, 7 de abril de 2008

BUBBLE COMMODITIES!

A semelhança do que eu e outros vêm defendendo, George Soros também acredita que as matérias-primas estão no início de uma bolha ("it's an incipient bubble"), que as autoridades têm de intervir para prevenir que as bolhas se tornem demasiado grandes, etc...

Ver mais detalhes na 2ª parte da grande entrevista que George Soros deu ao Financial Times: "George Soros on commodities, Basel 2, China and the US".

sexta-feira, 4 de abril de 2008

QUE TENDÊNCIAS SEGUIR?

Hoje irei rapidamente (porque o tempo escasseia) fazer um resumo da situação no DAX e SPX, no EUR/USD, no Ouro e no Crude, visto que foram estes os activos sobre os quais me pronunciei nos últimos tempos.

  1. DAX e SPX: estão em pleno rally tal como tinha sido adiantado (ver os artigos/análises "THE EXPECTED RALLY IS HERE" e "38.2%!");
  2. EUR/USD: está a formar um topo arredondado de longo prazo (não deveremos voltar a ver estes valores durante algum tempo) cuja confirmação será a queda violenta deste activo influenciada por um forte "short squeeze" no US Dollar e "profit taking" nas energias e matérias primas em geral;
  3. No Ouro e no Crude (ver os mais recentes artigo de opinião "TRADING AGAINST WARREN BUFFETT?" e as análises "HIGH WAVE IN GOLD!" e "LIGHT CRUDE OIL") estamos perante uma forte correcção à medida que os especuladores e gestores de fundos mais desatentos (e gananciosos) se vão apercebendo que o rebentamento das bolhas gêmeas (imobiliário e crédito) deverá ser - contrariamente ao que se pensava e difundia nos média - benéfico para a evolução da inflação e, por isso, maléfico para estas 2 matérias primas mas principalmente no Ouro que teve na penúltima semana o pior desempenho desde 1990!

Para a semana irei dubruçar-me sobretudo sobre qual será o potencial das subidas nos Indices Europeus e Americanos, semana esta que promete algumas novidades. ;-)

Bom fim-de-semana,

Dax Speculator