quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CUIDADO COM AS VOLATILIDADES

Ultimamente tenho notado que os warrants do Commerzbank sobre acções Portuguesas estão com volatilidades de cortar a respiração. Por exemplo, o 8330Z (Call BPI 1.5 03-09 CZ) está com uma volatilidade de 65%, o que é, na minha opinião, totalmente descabido. O 8322Z (Call BCP 0.8 03-09 CZ) idem aspas.

Quem comprar estes warrants "Vanilla" com estas volatilidades, sujeita-se a perder dinheiro mesmo que as acções subjacentes subam consideravelmente, tal como espero que aconteça (ver "S&P 500 NOS 1100?"). Isto porque, embora o warrant do tipo call suba com a subida do activo subjacente, a componente da volatilidade poderá descer 50% nestes 2 exemplos mencionados. Assim, mesmo que o BPI suba uns 20% para os 1.6€, se a volatilidade descer 50% para os 32.5% - que é o normal para a volatilidade de acções, o call warrant valerá sensivelmente 0.18, ou seja, exactamente o mesmo que os actuais 0.18!

Para evitar esse logro, é fundamental saber-se qual a volatilidade que está a ser praticada pelo emitente ou market maker do warrant. Para isso, nada como ter uma calculadora de warrants. Há várias disponíveis na internet, bastando procurar no Google por "option calculator". Eis uma delas:

Numa Option Calculator

Uma boa semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário